Segundo o site japan.webike.net os modelos da Honda, a CL250 Cruiser e a CL250 Scrambler, serão equipadas com a Honda E-Clutch, que controla automaticamente o funcionamento da embraiagem.
Os modelos serão provavelmente introduzidos no Japão na primavera de 2025.
Os dois modelos, que são conhecidos por serem modelos de entrada que podem ser conduzidos com uma carta de condução normal de motos, terão provavelmente especificações mais amigáveis para os condutores principiantes e mais fáceis de manusear para os condutores principiantes e outros.
A Honda E-Clutch tem dado que falar, uma vez que será utilizada nos modelos CBR650R e CB650R de 2024. É o primeiro mecanismo novo do mundo que controla automaticamente o controlo ideal da embraiagem utilizando a mais recente tecnologia de controlo eletrónico.
Isto elimina a necessidade de acionar a alavanca da embraiagem ao arrancar, mudar de velocidade ou parar, apesar de se tratar de um veículo com transmissão manual (MT) (é necessário acionar o pedal de mudanças).
Além disso, se o condutor desejar acionar a alavanca da embraiagem como num veículo MT normal, o controlo manual da embraiagem pode ser efectuado mesmo quando a função está em funcionamento, ou a função pode ser desligada. Esta é uma caraterística importante que contribui para reduzir a fadiga, as necessidades e a elevada segurança para uma vasta gama de condutores.
Quando a Honda anunciou este mecanismo em 2023, anunciou que seria compatível não só com a CBR650R e a CB650R com motores de 648 cc de 4 cilindros em linha, mas também com uma vasta gama de modelos com diferentes cilindradas. Nesta tendência, a Rebel 250 e a CL250 serão provavelmente as primeiras na classe das motos ligeiras.
A Rebel 250, introduzida em 2017, é um modelo cruiser com um quadro leve e fácil de manobrar. Em particular, a sua baixa altura do assento de 690 mm proporciona um excelente espaço para as pernas e, desde o seu lançamento, o modelo ganhou um apoio significativo dos condutores principiantes de motos, bem como das mulheres.
O facelift de 2020 melhorou o equipamento com a adição de LED para todos os dispositivos de iluminação.
Foi também adicionada uma Rebel 250 S Edition equipada com uma carenagem de farol e protecções de forquilha.
Ao satisfazer as necessidades de uma gama mais diversificada de utilizadores, o grupo de modelos de 250 cc apresenta um desempenho de vendas de topo.
A CL250, por outro lado, é um modelo scrambler de 250 cc introduzido em 2023.
Tem uma aparência simples e está equipada com um silenciador de tipo ascendente distinto e uma almofada de depósito. Os pneus de padrão duplo e outras características garantem um desempenho estável numa vasta gama de condições de estrada, desde estradas pavimentadas a estradas de terra planas.
Então, porque é que os rumores de uma versão Honda E-Clutch destes modelos Rebel 250 e CL250 com estilos diferentes apareceram ao mesmo tempo?
Isto deve-se ao facto de os motores instalados serem da mesma família. Ambos os motores são monocilíndricos de 249 cc, arrefecidos a líquido e a 4 tempos. Uma vez que os motores são da mesma família, não é necessário construir unidades dedicadas para cada um, sendo possível o desenvolvimento simultâneo.
Além disso, a Honda E-clutch é uma adaptação de uma unidade especial a um mecanismo de transmissão manual convencional. Por conseguinte, é relativamente fácil adotar a Honda E-clutch nestes dois modelos. Além disso, os custos de desenvolvimento e fabrico podem ser reduzidos por estas razões.
E. No seu conjunto, estas considerações sugerem que existe uma boa probabilidade de as versões com embraiagem E da Honda da Rebel 250 e da CL250 serem lançadas ao mesmo tempo ou muito perto umas das outras.
Fonte:https://japan.webike.net/moto_news/latest-news/20240507-scoop-new-rebel-250-and-cl250-will-have-an-e-clutch-version-to-be-released-in-spring-2025/