Desde o outono passado, a Kawasaki tem vindo a mostrar os novos modelos clássicos W 230 e Meguro S1 na Ásia, em vários eventos.
As motos são essencialmente idênticas, como tem sido o caso com a marca Meguro há algum tempo, e espera-se que estejam à venda a partir do final de 2024 e, em seguida, como modelo do ano 2025 para substituir as actuais 175 cc.
Embora as especificações técnicas ainda não tenham sido divulgadas, podemos especular com segurança sobre esses dois modelos sofisticados dedicados a quem deseja uma moto com um visual perfeitamente clássico e absolutamente acessível em termos de custo, gestão e desempenho. O motor poderia derivar de uma unidade já conhecida, a que equipa a Kawasaki KLX 230, embora com cárteres diferentes.
Sem dúvida um monocilíndrico a quatro tempos com arrefecimento a ar, seria de duas válvulas com uma única árvore de cames e uma relação quase quadrada entre o curso e o diâmetro: 66 mm no primeiro caso e 67 mm no segundo. A compressão, no caso da KLX, é de 9,4:1, a potência máxima declarada é de 19,5 cv às 7600 rpm e o binário máximo é de 20 Nm às 6100 rpm. A caixa de velocidades da KLX é de seis velocidades, mas na W poderia ter relações mais longas e ser de cinco velocidades, como é o caso da sua irmã maior, a W 800, que, no entanto, recordamos, tem um mecanismo dedicado e muito especial.
Obviamente, o quadro da Kawasaki W 230 e da Meguro S1 é tão clássico quanto se poderia desejar, com um quadro de berço duplo e um braço oscilante tubular em aço, um par de amortecedores na traseira e uma forquilha telescópica convencional com fole na frente. As rodas são raiadas e têm 18“ na frente e 17” atrás. Em ambos os eixos existem travões de disco com ABS.
Ficaremos atentos a todas as novidades do fabricante japonês.