Toni Bou (Repsol Honda Trial Team) conquistou sua quarta vitória consecutiva de 2024, mas na Grande Final mais disputada da temporada até agora. Apenas na última secção, Bou conseguiu confirmar a vitória à frente de Gabriel Marcelli e Toby Martyn, num pódio totalmente Montesa.
Bou também cedeu apenas o seu segundo ponto no campeonato ao ser derrotado na primeira ronda por Marcelli, definindo o tom para uma noite desafiadora. Uma queda na segunda ronda para o 17 campeão mundial não foi suficiente para privá-lo do primeiro lugar após as nove seções de qualificação, mas foi o suficiente para deixá-lo com um ombro lesionado que restringiu as suas performances seguintes e, em última análise, a sua margem para vencer.
As excelentes performances na desafiadora secção três foram a base para uma forte noite de Marcelli, dando-lhe o seu primeiro ponto de bónus da temporada na primeira ronda, e depois trazendo-o de volta à disputa na Final. No entanto, o seu fracasso na secção um acabou sendo demasiado custoso para ele realmente levar a luta até Bou, que já estava com uma vantagem de 8 marcas após apenas as duas primeiras secções.
Toby Martyn garantiu o terceiro pódio da sua carreira com uma excelente exibição na segunda ronda, superando Jaime Busto (GasGas), que lamentou os seus três fracassos consecutivos na primeira ronda. A eliminação precoce de Busto, pela primeira vez nesta temporada, fez com que ele caísse para o terceiro lugar no campeonato, atrás de Marcelli.
Fonte: X-Trial