Lembra-se da Silence? Se não se lembra, não faz mal; existem muitas empresas de scooters eléctricas no mundo.
No entanto, nem todas oferecem baterias amovíveis. Menos ainda têm um sistema de transporte único para ajudar os proprietários a transportar as suas baterias para a estação de carregamento sem necessidade de esforço muscular devido ao seu peso invulgar. Devido a este design único, penso que há boas hipóteses de se lembrar das scooters da Silence se já as tiver visto.
A empresa espanhola associou-se ao fabricante de automóveis Seat em 2019, o que marcou a primeira vez que a empresa de micro-mobilidade colaborou com um fabricante de automóveis. Não seria a última, no entanto. Para encerrar o final de abril de 2024, a Nissan anunciou oficialmente a sua nova parceria com a Silence; ou melhor, a empresa-mãe da empresa, a Acciona.
O acordo fará com que a Nissan distribua um novo veículo elétrico Silence que não é de todo um veículo de duas rodas. Chama-se S04 Nanocar e, à primeira vista, tem pelo menos uma semelhança passageira com um Smart ForTwo. No entanto, o Silence S04 Nanocar é totalmente elétrico e poderá tirar partido das estações de troca de baterias que serão instaladas nos mercados onde for vendido.
A S04 juntar-se-á às outras scooters eléctricas Silence da gama da empresa, que serão agora distribuídas em concessionários Nissan em mercados seleccionados na Europa.
A partir de junho de 2024, a Nissan e a Silence irão oferecer scooters e mini carros eléctricos Silence em concessionários em França e Itália. A partir de setembro de 2024, estarão também disponíveis na Alemanha.
Em Espanha, a Silence afirma já ter mais de 110 locais onde as suas estações de troca de baterias estão disponíveis. O plano atual é ver esse número aumentar para, pelo menos, 160 locais até ao final de 2024.
Veículos como estes parecem poder funcionar bem em ambientes citadinos construídos, onde a vida é vivida num espaço mais compacto. Se acrescentarmos um local com demasiada expansão, a praticabilidade parece ser mais difícil, mas as cidades congestionadas parecem ideais para soluções como estas.
De forma única, a Silence também oferece aos proprietários a opção de participar no seu plano de subscrição de baterias como serviço.