A BMW está a tentar revolucionar a forma como mudamos de mudanças, lançando uma nova transmissão automática, denominada Automated Shift Assistant (ASA), que oferece uma configuração manual e totalmente automática.
Segundo a MCN num evento exclusivo no BMW Enduro Park Hechlingen, perto de Munique, na semana passada, com a marca a fazer uma demonstração ao vivo da tecnologia, em forma de pré-produção, numa moto de aventura BMW R1300GS.
A BMW afirma que tem vindo a trabalhar no projeto há cinco anos, com o objetivo de transformar os seus sistemas de mudanças rápidas para cima/para baixo numa transmissão totalmente automática, com um modo “manual” em que o condutor selecciona as suas próprias mudanças.
Em ambos os modos, a operação da embraiagem é completamente automatizada, sem alavanca de embraiagem no guiador. Continua a existir uma alavanca de velocidades no pé, embora seja apenas um “interruptor” elétrico sem qualquer função mecânica.
Todo o sistema ASA é essencialmente uma transmissão de moto convencional controlada por computador, com actuadores eléctricos que accionam a embraiagem para arrancar e parar e que mudam as relações de transmissão.
Entretanto, a Unidade de Controlo da Transmissão ajusta os parâmetros de mudança de velocidade de acordo com o estilo de condução e o modo de condução em que a moto se encontra – assim, um modo Off Road teria características de mudança de velocidade diferentes dos modos Rain ou Sport.
Fonte:https://www.motorcyclenews.com/news/new-tech/2024/may/bmw-automated-shift-assistant-gearbox-r1300gs/