As motos eléctricas estão na moda, com muitos fabricantes, grandes e pequenos, a lançarem inovações todos os anos. Mas é evidente que mesmo as motos eléctricas mais avançadas têm as suas limitações.
É certo que a tecnologia de carregamento tem avançado a passos largos, mas mesmo os carregadores mais rápidos demoram muito mais tempo do que encher o depósito – embora a Polestar esteja a trabalhar em algo bastante interessante.
É claro que também existe a tecnologia de troca de baterias, mas isso implica a dependência de infra-estruturas que podem levar anos a construir. Assim, os investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) estão a explorar a forma como as células de combustível de hidrogénio podem abrir caminho para o futuro da mobilidade em duas rodas, apesar de uma série de fabricantes de automóveis terem desistido da tecnologia.
Já falámos de algumas iniciativas focadas no hidrogénio no passado, com alguns grandes nomes como a Yamaha a trabalhar em inovações na mesma área. Dito isto, não são muitos os outros fabricantes que têm lançado muitas iniciativas centradas no hidrogénio. Por isso, a Equipa de Veículos Eléctricos do MIT quer mudar esta situação.
Esta equipa tem um historial impressionante no que diz respeito à construção e competição de veículos eléctricos, tanto de duas como de quatro rodas. No entanto, o projeto em que estão a trabalhar na área das motos movidas a hidrogénio é um pouco diferente. Mas poderá ser o seu projeto mais desafiante e de maior impacto até à data.
Em vez de participar em corridas e competições, o protótipo será apresentado em conferências e exposições, numa tentativa de sensibilizar e incentivar a investigação no domínio do hidrogénio.
Quanto ao protótipo, trata-se de um modelo totalmente funcional que, segundo a equipa EV, é suficientemente económico para uma produção em pequena escala (ou seja, para utilização em aplicações de protótipo), mas ainda não está pronto para o mercado. Utiliza uma célula de combustível de hidrogénio fornecida pela Doosan Fuel Cell, uma empresa sul-coreana especializada em células de combustível leves utilizadas principalmente em drones.
O motor utilizado no protótipo era uma unidade disponível no mercado, mas a equipa do MIT EV está a trabalhar no seu próprio motor, completamente concebido de raiz para um melhor desempenho e eficiência.
Talvez o maior efeito que o protótipo terá na indústria seja o facto de a equipa do MIT EV estar a desenvolver uma espécie de manual que documenta cada passo do projeto. Tudo, desde a conceção, o design e o fabrico de peças individuais, será destacado no manual e estará disponível para as pessoas que queiram seguir os seus passos, ou talvez até mesmo desenvolver o progresso da equipa.