A segurança das motos pode estar prestes a dar um grande passo em frente devido a uma inovação da Bosch. A empresa alemã vai apresentar muitas inovações na próxima exposição da EICMA, em Milão, e uma nova geração de radares para motos é, sem dúvida, a mais importante.
Num comunicado de imprensa, a Bosch afirma que o seu radar de nova geração pode evitar até “um em cada sete acidentes com motos”, ao integrar o radar com assistências electrónicas de emergência. Essencialmente, o radar seria utilizado para detetar a proximidade de perigos e intervir em nome do condutor humano para tentar evitar uma colisão. Isto é diferente do Sistema de Travagem Unificado ligado ao radar da Yamaha Tracer 9 GT+ pois o sistema da Yamaha apenas aplica o travão traseiro no caso de o condutor aplicar uma pressão elevada no travão dianteiro.
A Bosch vai apresentar um novo radar de maior alcance no próximo salão EICMA, com um aumento de alcance de 50 metros em relação à sua versão anterior, passando a ter uma distância máxima de 210 metros. Além disso, terá uma abertura horizontal de 15 graus, o que “melhora a sua precisão na deteção de objectos”, diz a empresa alemã.
Este tipo de sistema de radar de emergência utilizado no contexto da travagem autónoma não é uma novidade, de um modo geral, mesmo que o seja nas motos. No mundo das quatro rodas, é uma caraterística cada vez mais comum nos automóveis.