Não somos certamente os primeiros a constatar que as grandes marcas indianas estão certamente interessadas no mercado europeu e que o que acontece no subcontinente tem frequentemente relações ou repercussões com o que vemos ou veremos nas nossas regiões.
É por esta razão que informamos sobre a iminente estreia na Índia da Bajaj Pulsar 400: a marca indiana está intimamente ligada à KTM tanto social como industrialmente e, além disso, produz os modelos 400 da Triumph. Em 2023 vendeu mais de 3,5 milhões de veículos com uma grande contribuição do mercado interno para o seu crescimento nos últimos anos, ou seja, um colosso que no “ranking mundial” ocupa o quarto lugar depois da Honda, Hero MotoCorp e Yamaha.
A família Pulsar da Bajaj é um dos seus best-sellers, um pouco como a Apache para a TVS só para fazer uma comparação com um dos seus concorrentes internos, e agora a primeira Pulsar refrigerada a água está pronta – será apresentada oficialmente a 3 de maio, a Pulsar NS400, embora atualmente não seja claro se a Pulsar 400 será equipada com um motor de 373 cc (o mesmo que a Dominar 400 tem atualmente) ou com a nova plataforma de 390 cc, e será a Pulsar com a maior cilindrada, pois até agora a cilindrada desta família de modelos parou nos 250 cc. A potência deverá rondar os 40 cv, com uma caixa de seis velocidades e um equipamento que inclui luzes LED, instrumentação digital com entrada USB, conetividade com smartphone e navegação turn-by-turn.
A importância deste modelo – que é colocado no alinhamento logo abaixo da Dominar 400 – é a de uma atitude cada vez maior para aumentar a cilindrada e dar aos utilizadores domésticos motos de maior desempenho. Propostas como esta são certamente um dos passos para aproximar os segmentos de 350/400 cc nas listas europeias e indianas, os produtos estão a tornar-se cada vez mais globais e não ficaríamos surpreendidos se um produto Bajaj, mais cedo ou mais tarde, fizesse a sua aparição na Europa, mesmo que não haja planos – por agora – para a Pulsar 400 chegar aos nossos mercados.