• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Honda mais elétrica: O que esperar do novo modelo E-VO?

by Daniel Rhodes
Abril 1, 2025
in Novidades - Actualidade
0
Honda mais elétrica: O que esperar do novo modelo E-VO?

Source: Honda

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Nos últimos anos, temos assistido a uma revolução no setor das duas rodas, com várias marcas a apostar cada vez mais na eletrificação. No entanto, enquanto novos fabricantes estão a entrar de cabeça no mercado das motos elétricas, gigantes como a Honda, Yamaha e Ducati têm adotado uma abordagem mais prudente.

A Honda, em particular, tem investido em soluções práticas e escaláveis, em vez de se precipitar para a produção em massa de motos elétricas de alto desempenho. Exemplo disso é o Mobile Power Pack e:, um sistema de baterias amovíveis, que já é utilizado no modelo EM1 e:, uma scooter elétrica lançada em 2023 e focado na mobilidade urbana.

RelatedPosts

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

Moto-Volta a Portugal Honda – 5ª Edição chegou ao fim, num evento memorável

Honda atinge meio bilião de motociclos produzidos

Agora, a fabricante japonesa dá mais um passo na eletrificação com o modelo WH8000D, que deverá chegar ao mercado sob o nome “E-VO”. Este modelo, aprovado na China através da joint venture Wuyang-Honda, promete uma experiência diferente da oferecida por scooters elétricas, apresentando-se como uma moto a sério para o trânsito urbano.

A E-VO não é um superbike, mas está a ser concebido para oferecer uma condução ágil e divertida na cidade. Equipada com um motor de 8 kW (aproximadamente 11 cavalos), a moto pode ter uma potência de pico significativamente superior, colocando-a numa categoria semelhante às motos a gasolina de 150cc. Tal significa que será capaz de enfrentar as exigências da mobilidade urbana e, possivelmente, proporcionar alguma diversão em estradas sinuosas.

Quanto às dimensões, tudo indica que não será um modelo de tamanho completo, mas sim uma adição eletrificada à linha Mini-Moto da Honda, a par da famosa Grom. O público-alvo inclui condutores casuais, trabalhadores urbanos e até possíveis entusiastas de acrobacias.

Dois modelos foram aprovados, segundo informações divulgadas pela Cycle World: um com peso de 143 kg e velocidade máxima de 110 km/h, e outro, ligeiramente mais pesado (157 kg), capaz de atingir os 120 km/h. Estes valores colocam o E-VO numa categoria semelhante às motos de baixa cilindrada a gasolina, o que o torna uma opção viável para quem procura um meio de transporte urbano rápido e ecológico.

Visualmente, o modelo destaca-se pelo design inspirado num café racer de carenagem completa, contrastando com a aparência mais funcional das scooters elétricas. Este estilo pode atrair um público mais jovem, que busca não só eficiência, mas também personalidade na sua moto.

Uma das grandes questões em torno do E-VO é o tipo de bateria que utilizará. A Honda tem investido significativamente no sistema Mobile Power Pack e:, que permite trocar rapidamente a bateria descarregada por uma carregada, evitando longos tempos de recarga. Este sistema já é utilizado em scooters, equipamentos de construção e até barcos turísticos em países como Japão, Indonésia e Tailândia. Caso seja adotado no E-VO, poderá representar um salto importante na prática e conveniência das motos elétricas.

Ainda que a Honda não esteja a investir massivamente em motos elétricas de alto desempenho, é evidente que a marca está a estruturar cuidadosamente a sua presença no mercado EV. Se o E-VO for lançado globalmente, poderá ser uma peça-chave na estratégia da Honda para um futuro mais sustentável sobre duas rodas.

Por agora, resta-nos aguardar por um anúncio oficial. Mas tudo indica que a Honda está a preparar-se para oferecer uma gama cada vez mais diversificada de motos elétricas. O E-VO pode não ser a máquina desportiva elétrica dos sonhos, mas surge como uma opção interessante para quem quer aderir à mobilidade elétrica sem abdicar de estilo e praticidade.

Tags: Honda

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.