A história das superdesportivas provavelmente seria bem diferente se a Suzuki não tivesse feito nascer a GSX-R 750. No mercado desde 1985, esta moto foi o mote para muitas marcas começarem a ver o segmento das desportivas de outra forma.
Apesar da sua recente saída de cena de diversas competições de duas rodas, durante largos anos a Suzuki foi pioneira em diversos modelos e categorias no mercado, incluindo as desportivas. Em 1984, no IFMA Motorcycle Show em Colónia, na Alemanha, a marca nipónica revelou ao mundo aquela que seria a primeira verdadeira hyper sport. Com foco total na performance e pensada para ganhar corridas e competir ao mais alto nível, sem descurar o facto de ser uma moto muito capaz para circular na via pública. E por isso, em 1985 esta moto fez a sua estreia por vários concessionários em todo o mundo. A sua carenagem integral com farol duplo permanece como uma das imagens mais marcantes de sempre das motos desportivas. Mas não só de imagem era feita esta Suzuki.
MENOS É MAIS
Com um foco muito grande na performance, Etsuo Yokouchi – engenheiro responsável pelo programa da GSX-R 750 – procurou reduzir ao máximo o peso desta moto. Juntando três peças estruturais em alumínio com outros 26 componentes, a Suzuki conseguiu criar um quadro muito leve para esta hyper sport, alcançando assim um peso de apenas 179 quilos a seco. O depósito de combustível era também ele em alumínio e o painel da moto estava montado sob espuma de borracha, de forma a que o peso se mantivesse abaixo dos 180 kg.
CORAÇÃO VIVO
No centro de tudo isto, estava um motor de 4 cilindros em linha de 749 cc, com 105 cv às 10.500 rpm gerados pela combinação do Direct Air Intake System e os carburadores flat-gate. O bloco montava 4 válvulas por cilindro e apresentava sistemas inovadores como o Twin Swirl Combustion Chambers que otimizava a mistura ar/combustível e o Suzuki Advance Cooling System que utilizava jatos de óleo para arrefecer as cabeças dos cilindros e os pistões.
A HISTÓRIA CONTINUA
E se foi nos EUA que Kevin Shwantz começou a sua carreira e um belo casamento com a marca nipónica, a batalhar com Wayne Rainey numa GSX-R 750 da Suzuki Yoshimura, é também nos EUA que o legado deste modelo continua. Apesar de descontinuada desde 2019 no mercado europeu, a Suzuki GSX-R 750 permanece viva e de boa saúde no Estados Unidos e celebra assim 35 anos de produção ininterrupta. Quem sabe, se não voltaremos a ver este icónico modelo no nosso mercado com combustíveis alternativos.