• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

História – Suzuki GSX-R 1985 – o nascer de um ícone

by Redação
Abril 20, 2024
in Novidades - Actualidade
0
História – Suzuki GSX-R 1985 – o nascer de um ícone

Fonte:Suzuki

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A história das superdesportivas provavelmente seria bem diferente se a Suzuki não tivesse feito nascer a GSX-R 750. No mercado desde 1985, esta moto foi o mote para muitas marcas começarem a ver o segmento das desportivas de outra forma.

Apesar da sua recente saída de cena de diversas competições de duas rodas, durante largos anos a Suzuki foi pioneira em diversos modelos e categorias no mercado, incluindo as desportivas. Em 1984, no IFMA Motorcycle Show em Colónia, na Alemanha, a marca nipónica revelou ao mundo aquela que seria a primeira verdadeira hyper sport. Com foco total na performance e pensada para ganhar corridas e competir ao mais alto nível, sem descurar o facto de ser uma moto muito capaz para circular na via pública. E por isso, em 1985 esta moto fez a sua estreia por vários concessionários em todo o mundo. A sua carenagem integral com farol duplo permanece como uma das imagens mais marcantes de sempre das motos desportivas. Mas não só de imagem era feita esta Suzuki.

RelatedPosts

Suzuki patenteia solução de motor com sensor de gases mais protegido e dimensões compactas

Cinco motos exóticas acessíveis: carácter único por menos dinheiro

Suzuki patenteou novo sistema de válvulas de temporização variável para a V-Strom 250 e GSX-250R

Caption text
Fonte:Suzuki

MENOS É MAIS

Com um foco muito grande na performance, Etsuo Yokouchi – engenheiro responsável pelo programa da GSX-R 750 – procurou reduzir ao máximo o peso desta moto. Juntando três peças estruturais em alumínio com outros 26 componentes, a Suzuki conseguiu criar um quadro muito leve para esta hyper sport, alcançando assim um peso de apenas 179 quilos a seco. O depósito de combustível era também ele em alumínio e o painel da moto estava montado sob espuma de borracha, de forma a que o peso se mantivesse abaixo dos 180 kg.

CORAÇÃO VIVO

No centro de tudo isto, estava um motor de 4 cilindros em linha de 749 cc, com 105 cv às 10.500 rpm gerados pela combinação do Direct Air Intake System e os carburadores flat-gate. O bloco montava 4 válvulas por cilindro e apresentava sistemas inovadores como o Twin Swirl Combustion Chambers que otimizava a mistura ar/combustível e o Suzuki Advance Cooling System que utilizava jatos de óleo para arrefecer as cabeças dos cilindros e os pistões.

Caption text
Fonte:Suzuki

A HISTÓRIA CONTINUA

E se foi nos EUA que Kevin Shwantz começou a sua carreira e um belo casamento com a marca nipónica, a batalhar com Wayne Rainey numa GSX-R 750 da Suzuki Yoshimura, é também nos EUA que o legado deste modelo continua. Apesar de descontinuada desde 2019 no mercado europeu, a Suzuki GSX-R 750 permanece viva e de boa saúde no Estados Unidos e celebra assim 35 anos de produção ininterrupta. Quem sabe, se não voltaremos a ver este icónico modelo no nosso mercado com combustíveis alternativos.

Tags: 2024GSX-RMotasMotosNoticiasSuzuki

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.