• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Quarta-feira, Dezembro 17, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

A Ducati mais cara de sempre avaliada num leilão – valores impressionantes

by Redação
Novembro 13, 2024
in Novidades - Actualidade
0
A Ducati mais cara de sempre avaliada num leilão – valores impressionantes

Fonte:https://www.hotcars.com

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Nos registos da história das corridas de motos, algumas máquinas destacam-se como inovações revolucionárias que ultrapassaram os limites do desempenho e da tecnologia. Estas máquinas criaram um nicho como bons exemplos de progresso, e alguns destes exemplos destacam-se por iniciarem um novo capítulo e reescreverem o que é possível para se tornarem lendas agora.

Entre estas lendas está a Ducati 125cc Four Cylinder Grand Prix de 1965, uma moto de competição que redefiniu o que era possível tecnologicamente na altura. É uma moto de que poucos teriam ouvido falar ou mesmo considerado a Ducati mais cara, tendo em conta a capacidade cúbica de uma moto de viagem moderna, quanto mais de uma moto da famosa marca italiana. Mas, por outro lado, é uma moto tão única que gastar mais de 500.000 dólares pode não ser suficiente.

RelatedPosts

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

Ducati prepara revolução nas transmissões de motos

Ducati Emotion Tour continua em junho em Portugal

Uma viagem pela memória dos arquivos electrónicos dir-lhe-ia que a Ducati já estava a fazer nome no mundo das corridas nos anos 60, graças ao seu sucesso em classes de cilindrada mais pequenas. O Grande Prémio de 125 cc e quatro cilindros foi um testemunho das capacidades de engenharia da Ducati e da sua determinação em competir nos níveis mais elevados das corridas de motos da época. Equipada com um revolucionário motor de quatro cilindros, o fabricante italiano fez uma aposta arrojada. O tamanho compacto do motor e a natureza de alta rotação deram à Ducati de 125 cc uma vantagem significativa em termos de potência e desempenho geral. Mas o que é que realmente a torna tão preciosa para obter o preço mais elevado de sempre por uma Ducati antiga?

Fonte:https://www.hotcars.com

A Ducati 125cc Four Cylinder Grand Prix de 1965 surgiu após anos de desenvolvimento de motores monocilíndricos e bicilíndricos. Em 1954, a Ducati recrutou o engenheiro Fabio Taglioni para supervisionar os seus programas de competição e desenvolvimento. Taglioni concebeu a primeira máquina de competição monocilíndrica da Ducati, como a 100 Gran Sport, que foi lançada no ano seguinte. O que diferenciava esta moto era a came à cabeça do motor, que era accionada por um eixo vertical e engrenagens cónicas.

Aumentando o desempenho do motor, esta tecnologia foi depois transportada para as motos de corrida de 125 cc com duas e três câmaras da Ducati. A moto de tripla câmara também apresentava o famoso acionamento de válvulas “Desmodrómico” de Taglioni, uma peça de tecnologia que praticamente definiu os designs de motores posteriores do fabricante italiano.

À medida que a história progredia desde os primeiros anos de Taglioni com a Ducati, foi em 1958 que a Ducati introduziu um motor bicilíndrico de 125 cc em Monza, durante a ronda final do Campeonato do Mundo. Estes dois cilindros podiam produzir resultados, ganhando Grandes Prémios, mas não conseguiam acompanhar o sucesso consistente das MV. Na década de 1960, os fabricantes japoneses aumentaram ainda mais a fasquia ao trazerem a tecnologia multi-cilindros para as classes de peso leve. Isto levou Taglioni a desenvolver um motor de quatro cilindros de 125 cc.

Com o motor redescoberto em 1989 e o quadro um pouco mais tarde, Giancarlo Morbidelli e a sua equipa trabalharam para reconstruir a Ducati 125cc Four Cylinder Grand Prix. O próprio Morbidelli reconstruiu o depósito de combustível e mais peças, enquanto os travões, forquilhas e discos eram semelhantes aos originais. Por volta de 2000, a Ducati 125 Four totalmente restaurada foi colocada em exposição, tendo sido utilizada vezes sem conta.

Fonte:https://www.hotcars.com

Não é apenas a singularidade e a raridade desta moto, mas também a história aventureira da sua criação, que quase se perdeu e foi totalmente restaurada muitos anos depois, que tornou a Ducati 125cc Four Cylinder Grand Prix especial. Também representa algumas novidades tecnológicas para a marca italiana. A moto foi a primeira moto de quatro cilindros da Ducati e a primeira da marca a utilizar quatro válvulas por cilindro. Tendo em conta a sua elevada gama de rotações, foi também equipada com uma caixa de oito velocidades.

A Bonhams estima que o valor da moto se situe entre £400.000 – £600.000 ou o equivalente a $500.000 – $760.000. Esta é a avaliação mais elevada que qualquer Ducati alguma vez alcançou.

Fonte:https://www.hotcars.com/most-expensive-ducati-auction/

Tags: 2024DucatiFour Cylinder Grand PrixMotasMotosNoticias

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.