Os projectos revelados por um site norte-americano sugerem que a marca indiana de motociclos Bajaj está a estudar o gás natural comprimido (GNC) como alternativa aos combustíveis fósseis e à energia das baterias.
O relatório, publicado por Ben Purvis no site Cycle News, destaca os projectos que revelam uma moto leve e monocilíndrica. À primeira vista, não há muito de invulgar para perceber, embora não se trate de uma moto convencional movida a gasolina.
O GNC é um gás amplamente disponível na Índia e consiste, predominantemente, em metano. Pode ser utilizado como única fonte de energia para um motor de combustão interna tradicional ou, como já acontece, como um extensor de autonomia para os chamados motores “Dual Fuel”.
As grandes vantagens do GNC são o facto de haver pouca diferença, em termos técnicos, entre a sua queima e a queima de combustíveis fósseis tradicionais, como a gasolina, o que faz do GNC um substituto viável, mas muitas vezes negligenciado, de combustíveis como a gasolina ou o gasóleo. É também uma alternativa muito mais limpa, com estudos que sugerem que produz menos hidrocarbonetos não queimados (UHC), monóxido de carbono (CO), óxidos de azoto (NOX), óxidos de enxofre (SOx) e partículas (PM) do que a gasolina ou o petróleo.