Quando se fala dos motores mais potentes, pensa-se naturalmente nos foguetões que desafiam os limites da Terra e se aventuram no espaço, transcendendo as limitações impostas pela natureza. Esta maravilha da engenharia cativou a imaginação tanto de crianças como de adultos, e a Triumph Motorcycles baptizou apropriadamente a sua própria obra-prima da engenharia com o mesmo nome, “Rocket”.
Apresentada pela primeira vez em 2004 como a Rocket III, que ostentava o maior motor do mundo numa moto de produção, conforme verificado pelo Guinness World Records, esta potência transformou-se desde então de forma notável. Em 2020, surgiu como a renovada e renomeada Rocket 3, com um motor ainda maior do que o seu inovador antecessor.
Durante o início da década de 2000, os fabricantes mundiais de motos juntaram-se à tendência de produzir os motores de maior cilindrada, envolvendo-se numa competição feroz. No entanto, foi apenas em 2004 que a Kawasaki Vulcan 2000 conseguiu ultrapassar a marca dos 2.000 cc com o seu motor de 2.053 cc. No entanto, não foi a única concorrente durante muito tempo, uma vez que a Triumph Rocket III não só conseguiu como também a ultrapassou com um enorme motor com três cilindros em linha de 2.294 cc no mesmo ano.
Desde então, a Triumph Motorcycles progrediu ainda mais, equipando a nova Rocket 3 com um enorme motor de 2.458 cc, a maior moto de produção desde 2020. Além disso, o fabricante britânico implementou uma série de mudanças para garantir que o Rocket 3 mantenha um excelente desempenho no solo sem se lançar no espaço.