Durante décadas, a marca MV Agusta foi conhecida principalmente como uma nobre fábrica de motos particularmente desportivas. A fim de expandir a sua base de clientes, o lançamento de dois modelos Lucky Explorer foi planeado para 2023, uma Lucky Explorer 5.5 de dois cilindros e uma Lucky Explorer 9.5 de três cilindros, ambas baseadas na história da Cagiva Elefant, que foi produzida no final da década de 1980 no que é agora a principal fábrica da MV Agusta em Varese. Considerava-se certo que a Lucky Explorer se tornaria uma sub-marca da MV para poder desenvolver mais facilmente novos clientes. Isto foi planeado há anos, mas o novo acionista Pierer Industries não gostou muito de ambos os modelos e, por isso, a Lucky Explorer 5.5 de menor cilindrada como uma derivação da QJ Motor é agora considerada “abandonada”, mas ainda não confirmada.
Para a irmã mais velha, um novo posicionamento no mercado teve de ser encontrado com pressão de tempo para não se intrometer no caminho das já estabelecidas KTM 790 e 890 Adventure e Husqvarna Norden 901. É por isso que a sub-marca Lucky Explorer foi literalmente abandonada no último minuto.
Lucky Explorer 9.5 torna-se MV Agusta Enduro Veloce
Em vez disso, a moto será integrada à família de modelos MV Agusta existente e não estará à venda até o início de 2024. Entre outras coisas, isso significa um novo nome e que, à semelhança da Turismo Veloce, será chamada de Enduro Veloce no futuro. Pelo menos, é o que sugerem os meios de comunicação social italianos. Visualmente, a pintura foi adaptada em conformidade e brilhará no típico vermelho/prata da MV, que já está a aparecer no modelo de pré-produção fotografado e ainda ligeiramente camuflado. Outros pormenores ópticos também foram revistos. Por exemplo, a base do para-brisas é transparente na versão de produção e o banco parece ser mais almofadado e de melhor qualidade.
Novo motor de três cilindros com 125 cv na MV Agusta Enduro Veloce
O motor, um desenvolvimento exclusivo da MV Agusta com uma cambota contra-rotativa, 81 x 60,2 milímetros de diâmetro e curso, os típicos três cilindros e um deslocamento total de 931 cc, foi ligeiramente adaptado. Prevê-se que produza cerca de 125 cv. As afinações finais ainda estão a decorrer e o fornecedor Bosch e o acionista KTM também estão a ajudar com os retoques finais.
Os pormenores relativos ao preço só podem ser esperados após a apresentação final. Esta terá lugar provavelmente em novembro, na EICMA, em Milão.