Foi a 26 de julho de 2009 que Max Biaggi, no circuito de Brno, conquistou a primeira e inesquecível vitória da Aprilia RSV4 no Campeonato do Mundo de Superbike. Ninguém o poderia saber na altura, mas esse foi o primeiro episódio de uma história que se tornou lendária. Foi o início de uma das histórias mais vitoriosas de sempre de um único modelo no mais importante campeonato de derivados de fábrica do mundo, com uma extraordinária coleção de sete títulos mundiais (3 de Piloto e 4 de Fabricante), 44 vitórias e 102 pódios.
Hoje, a Aprilia celebra este dia histórico para a marca, trazendo de volta a icónica pintura que simboliza a espetacular estreia desportiva da RSV4 da gama V4: a superbike RSV4 Factory e a hipernaked Tuono V4 Factory. Nesta versão especial, a RSV4 Factory e a Tuono V4 Factory também vêm equipadas de série com entradas de ar dos travões dianteiros em carbono e com um guarda-lamas dianteiro em carbono. A numeração progressiva do modelo aparece no depósito de combustível.
É assim que nasce a edição especial numerada SE-09 SBK, revelada pela primeira vez em público durante o fim de semana do Grande Prémio das Américas de MotoGP em Austin, Texas.
Foram os pilotos de fábrica da Aprilia Racing, Aleix Espargaró e Maverick Viñales, actuais protagonistas do principal campeonato do mundo de motociclismo ao volante dos protótipos RS-GP de Noale, que baptizaram a RSV4 Factory e a Tuono V4 Factory nesta nova, excitante e evocativa versão.
As Aprilia V4 Factory SE-09 SBK destacam-se pela pintura dominada pelo preto, com os característicos detalhes em vermelho e branco na carenagem superior, nos punhos, no depósito de combustível e na carenagem traseira, exatamente como a RSV4 que surpreendeu o mundo na sua estreia no WSBK. Uma mistura inconfundível na sua simplicidade linear, que traz a marca de Noale e a sua lendária história desportiva à mente de qualquer entusiasta do motociclismo.