As novas matrículas de motos para março de 2024 revelam uma pequena descida nas vendas globais, com as motos a caírem 3,7 % em relação ao mesmo período do ano passado.
As motos de aventura continuaram a liderar as tabelas e foram um dos segmentos que registaram algum crescimento em março, que foi também um mês de novas matrículas, com 4 154 motos registadas em comparação com 3 947 em março de 2023.
Uma nova moto provou ser extremamente popular no mês passado – a Triumph Scrambler 400 X, em conformidade com a norma A2, terminou o mês como a máquina clássica moderna mais vendida, com 222 motos registadas. A BMW R1300 GS provou ser novamente muito procurada, com 431 registos, e não foi a primeira vez que foi a moto de grande cilindrada mais vendida. É seguida de perto pela Yamaha NMAX 125, que regista 415 registos.
As motos eléctricas registaram algum crescimento no mês passado, com uma subida nas gamas até 4kW e acima de 35kW de +32,5 % e +114,3 %, respetivamente. No sector elétrico, a Sur-Ron Light Bee foi a moto mais vendida com menos de 4 kW, com 22 motos registadas, enquanto a Zero DSR/X ZF17.3 foi a máquina com melhor desempenho com mais de 35 kW.
Falando sobre as estatísticas, Tony Campbell, CEO da MCIA, disse:
“Estamos animados com a força geral do mercado no final do primeiro trimestre, onde temos visto um início de ano positivo e esperamos um impulso contínuo à medida que entramos nos meses de pico do mercado. Embora continuemos a registar taxas de juro elevadas, estamos satisfeitos por ver uma descida da inflação, em que o nosso mercado e os nossos produtos continuam a ser robustos e muito procurados”.