• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 14, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Destaque Comércio

O conceito RC-E da Honda continua presente

by Redação
Dezembro 27, 2023
in Destaque Comércio, Mobilidade Sustentável
0
O conceito RC-E da Honda continua presente

Fonte:https://www.cycleworld.com

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

As motos conceptuais dividem-se normalmente em dois grupos. De um lado estão as máquinas de produção próxima que dão uma ideia de algo que aparecerá nos salões de exposição alguns meses mais tarde, e do outro estão os projectos de fantasia que atraem multidões aos stands de exposição durante alguns dias, para nunca mais serem vistos depois do seu breve momento de glória.

O RC-E da Honda, que se estreou no Salão Automóvel de Tóquio em 2011, tinha todas as características para estar firmemente no último grupo. Há doze anos, havia poucos indícios sérios de que a Honda tinha planos iminentes para uma moto desportiva eléctrica e a RC-E – uma réplica de corrida com bateria que se inspirava nas motos de MotoGP da empresa dos anos 60 – parecia ser pouco mais do que um intrigante “e se…?”

RelatedPosts

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

Moto-Volta a Portugal Honda – 5ª Edição chegou ao fim, num evento memorável

Honda atinge meio bilião de motociclos produzidos

Fonte:https://www.cycleworld.com

Mas agora, quase 12 anos depois de a RC-E ter sido apresentada pela primeira vez, a mesma moto tornou-se o foco de um novo pedido de patente da Honda, mostrando claramente que elementos da RC-E, se não a moto completa, ainda estão a ser desenvolvidos no departamento de I&D da empresa.

As imagens da patente são inequivocamente da RC-E. A forma da carenagem apresentada nos desenhos, a disposição do quadro, a suspensão, o grande motor elétrico no meio, são todos idênticos aos da moto de exposição de 2011. Por si só, isto não é muito invulgar, uma vez que a Honda patenteia frequentemente ideias utilizando os contornos de motos antigas em que as formas em si não são importantes. No entanto, neste caso, a patente refere-se especificamente à disposição estrutural da suspensão traseira, que por si só é um elemento visual fundamental da moto.

Fonte:https://www.cycleworld.com

Não é exatamente idêntica à moto de exposição RC-E. O conceito tinha um único amortecedor, montado diretamente entre a parte superior do braço oscilante à frente da roda traseira e um suporte moldado no semi-quadro de liga acima do motor elétrico.  Aqui, vemos onde a nova patente difere: O seu amortecedor está deslocado, encaixado ao lado do motor elétrico e ligado ao lado esquerdo do braço oscilante e à calha esquerda do quadro. É mais eficiente em termos de espaço do que o design original e requer um motor mais compacto e mais estreito do que o original.

No entanto, também mostra que uma grande parte da filosofia da RC-E ainda é atual. O quadro, por exemplo, utiliza a caixa do motor elétrico como elemento estrutural entre as calhas dianteiras e o braço oscilante, que gira com o eixo do motor de forma concêntrica. A ideia é, obviamente, criar a linha mais reta possível entre a cabeça de direção e a roda traseira, e as imagens de perfil deixam bem claro que esta disposição consegue isso.

A grande diferença entre esta patente e a moto apresentada em 2011 é o contexto. Em 2011, não houve tentativas sérias por parte das principais empresas de motos para criar uma moto eléctrica que fosse mais convincente do que uma scooter. Atualmente, o panorama é completamente diferente. Praticamente todas as grandes empresas de motos, incluindo a Honda, planearam o lançamento de um grande número de motos eléctricas num futuro muito próximo, e estamos simplesmente à espera de ver o que vão fazer. A Honda poderia fazer muito mais do que recuperar a RC-E e revigorá-la com tecnologia actualizada de motores e baterias.

Fonte:https://www.cycleworld.com

A nova patente também nos dá o primeiro olhar por baixo da carenagem da RC-E. O motor em si sempre foi visível e continua a ser um elemento-chave do design, mas a patente revela que existem três grandes conjuntos de baterias, cada uma com uma forma única, sob a carenagem. A primeira, designada por B1 nos desenhos, encontra-se por baixo do “depósito” e por cima das calhas do quadro. A segunda, B2, é maior e situa-se entre as calhas do quadro, descendo para a zona onde normalmente se encontra um motor de combustão. Por fim, há uma terceira bateria, B3, que tem a forma de encaixar na “barriga” da moto.

O motor em si está deslocado para o lado direito da moto, deixando espaço para o amortecedor traseiro correr ao lado dele no lado esquerdo, e está instalado numa caixa estrutural aparafusada diretamente à traseira das barras do quadro. Embora a patente não faça referência específica a isso, parece que a moto se destina a ser arrefecida por líquido, com um radiador posicionado convencionalmente atrás da roda dianteira.

Está longe de ser certo que o pedido de patente seja bem sucedido – caberá aos funcionários responsáveis pelas patentes decidir se a disposição é suficientemente nova para ser protegida por uma patente – é evidente que grandes elementos da RC-E, incluindo o semi-quadro e o motor estrutural, ainda estão ativamente em desenvolvimento e, com a Honda a lançar a sua primeira grande moto elétrica em 2024, é muito mais relevante do que era no Salão Automóvel de Tóquio em 2011.

Tags: 2023HondaNoticiasRC-E

Related

QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

by Redação
Dezembro 12, 2025
0
QJMotor SRK 1051 RR continua a encher os olhos e a derrubar preconceitos

A QJMotor volta a agitar o segmento das desportivas com a chegada da nova SRK 1051 RR 2026, uma proposta que não se limita a preencher mais um...

Read moreDetails

Phelon & Moore regressa seis décadas depois com a nova gama Capetown

by Redação
Dezembro 10, 2025
0
Phelon & Moore regressa seis décadas depois com a nova gama Capetown

O renascimento da histórica Phelon & Moore volta a dar que falar, agora com a apresentação da nova família Capetown, que assinala o regresso da marca ao universo...

Read moreDetails

Triumph Street Triple Moto2 Edition: Celebração pura do ADN de competição em estrada

by Redação
Dezembro 8, 2025
0
Triumph Street Triple Moto2 Edition: Celebração pura do ADN de competição em estrada

A Triumph Street Triple Moto2 Edition apresenta-se como a versão mais focada e mais próxima do universo de competição alguma vez oferecida pela marca britânica Triumph Motorcycles. Limitada...

Read moreDetails

Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Aprilia RS 457 GP Replica: o espírito do MotoGP numa 457 mais focada e equipada

A Aprilia RS 457 GP Replica chega com uma proposta clara: aproximar o condutor da estética e ambiente das motos de MotoGP da Aprilia Racing. Decorada com as...

Read moreDetails

Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Desempenho, conforto para viagem e aventura, com 106 litros de bagagem: Eis a nova Tiger Sport 800 Tour

A Triumph acrescentou ao seu catálogo um novo modelo pensado para quem procura desempenho desportivo e capacidade de viagem sem compromissos: a Tiger Sport 800 Tour. Concebida a...

Read moreDetails

Fabricantes chineses ao “ataque” e com “promessa”: metade do mercado mundial será seu dentro de cinco anos

by Redação
Dezembro 3, 2025
0
Fabricantes chineses ao “ataque” e com “promessa”: metade do mercado mundial será seu dentro de cinco anos

Na EICMA 2025, Zhang Xue voltou a provar que não é homem de eufemismos. O fundador da ZXMoto, e anteriormente da KOVE, aproveitou o certame para lançar um...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.