A marca chinesa Yadea causou uma grande impressão na EICMA do ano passado, com a apresentação da Kemper, uma naked elétrica que se destacou como o modelo mais orientado para o desempenho da sua gama.
Agora, usando a Kemper como ponto de partida, a Yadea revelou uma versão ainda mais desportiva desta moto denominada de Kemper RC. E como pode ver na fotografia acima, a Kemper RC assume a forma de uma moto desportiva com carenagem completa e um estilo futurista.
As linhas angulares da moto, a cor viva e o braço oscilante de uma só face deixam claro que a Yadea quer que a Kemper RC se destaque da concorrência.
Por baixo da superfície, a Yadea adquiriu as bases da Kemper RC a grandes nomes, com componentes de suspensão da KYB e uma configuração de travões de disco duplo também da Brembo.
No seu coração está um motor elétrico de tração intermédia com uma potência máxima de 40 quilowatts (cerca de 54 cv), com uma potência contínua de 23 quilowatts (31 cv). Isto significa que, para os condutores na Europa, a Kemper RC está em conformidade com a norma A2, o que a torna uma opção interessante para os jovens condutores que pretendem iniciar-se em algo elétrico.
Mas o que é que estes números significam no mundo real? Bem, os motores eléctricos são conhecidos pelo seu binário instantâneo, e o da Kemper RC não é diferente. A Yadea afirma que a velocidade dos o aos 100 km/h é inferior a cinco segundos e a velocidade máxima ronda os 160 km/h.
Quando chega a altura de recarregar a moto, a Yadea afirma que o tempo de carregamento de zero a 80 % é de apenas 10 minutos através de um carregador rápido, uma vez que a bateria consiste numa unidade de 6,4 kWh com uma capacidade de 20 amperes-hora. No entanto, a Yadea não faz qualquer afirmação sobre a autonomia da moto.
Para além de alimentar o motor elétrico, a bateria é também responsável por todas as ajudas electrónicas ao condutor da moto. O ABS e o controlo de tração são de série, mas a Yadea optou por um pacote premium completo com um ecrã TFT a cores, conetividade para smartphone e até uma câmara de bordo integrada montada na parte da frente da moto.
No momento em que este artigo foi escrito, a Yadea ainda não revelou qualquer informação sobre os preços da Kemper, muito menos da Kemper RC. Dito isto, se a Yadea quiser competir com grandes nomes como a Zero Motorcycles, o preço correto será, sem dúvida, essencial para o sucesso desta moto.