A Tacita define a sua gama com a linha T-Cruise, desenvolvida nos 2 modelos Urban e Turismo, e a linha T-Race, desenvolvida nos 3 modelos Enduro, Motard e Motorally. Em 2025, será acrescentada a Discanto , bem como a Pitbike Maestro. Motos que combinam a paixão pelas duas rodas com uma alma sempre pronta para a aventura, ultrapassando os limites da inovação.
“Estamos prontos com 10 tipos diferentes de motos entre estrada e todo-o-terreno, todas já em produção”, afirmam Pierpaolo Rigo, fundador e Presidente da Tacita Electric Motorcycles e Luca Oddo CEO da empresa. “Concentrámo-nos neste salto em frente para alcançar um padrão mais elevado em todos os modelos. Graças à introdução de inovações tecnológicas de ponta, como a caixa de 5 velocidades, a Tacita contribuirá para uma experiência de condução única combinada com a filosofia eléctrica, conquistando até os entusiastas mais exigentes”, concluem Rigo e Oddo.
T-Cruise
A linha T-Cruise, tal como todos os modelos Tacita, é fruto da investigação tecnológica desenvolvida e testada nas condições mais extremas pela TACITA FORMULA CORSA, a primeira equipa de corridas eléctrica do mundo.
Concebida para quem gosta de viajar, interpreta o conceito de cruiser em chave eléctrica e está disponível nos modelos Urban S, R e Turismo S, R, S-LR e R-LR. Os modelos já em produção estão disponíveis com opções de baterias de tração de 18 kWh e 27 kWh. A T-Cruise é a solução ideal para viagens e deslocações urbanas, bem como para os motociclistas que pretendem abraçar o mundo das duas rodas eléctricas com um excelente estilo de condução.
O foco da Tacita na experiência de condução do motociclista sempre foi central e a T-Cruise 2024 foi concebida para inspirar os motociclistas a embarcarem em novas aventuras.
T-Race
A tecnologia da Tacita é concebida e construída para as grandes competições, e é a experiência no terreno que permite desenvolver os veículos mais inovadores. O primeiro banco de ensaios da Tacita foi no Dakar 2024 com o Discanto, o carro-chefe da empresa, onde foi recolhido todo o feedback necessário para desenvolver a linha T-Race 2024.
A T-Race representa a linha de todo-o-terreno mais bem sucedida e de maior duração da Tacita. Na sequência do sucesso da T-Race Rally, nascida como protótipo em 2012 em Merzouga como a primeira moto eléctrica do mundo a competir numa prova de rali, é graças à experiência no Dakar deste ano que a Tacita apresenta hoje oficialmente a nova T-Race Enduro, a T-Race Motard e, finalmente, a T-Race Motorally, inovadora em todos os sentidos.
Os novos modelos são um concentrado de potência e leveza: equipados com uma carenagem de 0,7 mm de espessura feita de uma mistura de carbono e Kevlar balístico, garantem a máxima resistência combinada com uma grande flexibilidade. Com opções de baterias de tração de 9 kWh para a Enduro e Motard, e de 13 kWh para a Motorally, e um peso não superior a 196 kg, criam as condições perfeitas para satisfazer as necessidades dos motociclistas que querem ir contra a corrente, para além dos limites do todo-o-terreno, para desfrutar da condução fora de estrada com uma companheira de viagem inovadora e silenciosa.
Todos os modelos Tacita se caracterizam por uma tecnologia avançada que os torna únicos no mundo. Os componentes são produzidos 80 por cento internamente ou são diretamente detidos pela empresa: isto permite segurança de produção em toda a linha e total independência.
Pela primeira vez, a Tacita também traz 5 vantagens tecnológicas únicas a uma moto eléctrica:
Cada moto está equipada com uma caixa de 5 velocidades, o que optimiza o desempenho e permite aumentar a autonomia;
Baterias intermutáveis no modelo Motorally com uma substituição que pode ser efectuada em 3 minutos;
O arrefecimento por líquido e não por ar, que evita o sobreaquecimento, não perde autonomia e velocidade e assegura o desempenho de cada modelo; O Sistema de Gestão de Baterias (BMS), equipado com software próprio, que produz vantagens como o aumento da autonomia e a prevenção do sobreaquecimento, um fator que muitas vezes obriga o condutor a abrandar consideravelmente.
Por fim, a Tacita estudou um design específico para equipar todos os controladores com um sistema de 120 volts. Uma escolha muito específica que proporciona uma segurança suplementar aos condutores.
Todos os modelos têm uma potência de continuidade de 11kW e uma potência máxima de 34kW, o que permite a sua condução com carta de condução A1 ou B. Hoje, as motos para 2024 já estão em pré-encomenda na Europa no site e, a partir de 2025, estarão disponíveis no Canadá e nos EUA, enviadas diretamente da sede em Poirino (Turim) para a nova sede da Tacita na América do Norte.