Ainda com a memória fresca de termos andado nos Alpes com as novas TRK 702 e 702X da Benelli, voltámos a andar com as recentes – mas já populares trail – agora em solo nacional. Um evento que pretendeu transmitir uma experiência diferente da apresentação tradicional, e no final só podemos dizer uma coisa: prova superada!
Foi numa pequena janela temporal entre vários “alertas laranja” que conseguimos realizar esta pequena viagem, desde Oliveira de Azeméis (a terra natal do grupo Multimoto que trabalha a marca Benelli o nosso país) até Manteigas, na Serra da Estrela. O regresso não foi possível de fazer em duas rodas pois as condições climatéricas eram péssimas, mas no primeiro dia deu para avaliar muita coisa em 265 saborosos quilómetros, que acabaram por ter mais adrenalina do que esperávamos. Mas já lá vamos.
A saída do belo Parque Molinológico de Oliveira de Azeméis
A MARCA
Quem conhece a Benelli desde há poucos anos está longe de imaginar o passado rico desta marca que nasceu em Itália em 1911, desenvolveu belíssimas motos de corrida e criou máquinas naked e desportivas incríveis já durante os anos 2000. Uma história conturbada, à boa maneira italiana, mas que passou a “entrar nos eixos” a partir de 2005 quando a marca é comprada pela Qianjiang, que por sua vez foi adquirida pelo gigante grupo Geely em 2016. Neste altura já a marca desenvolvia os produtos em Itália para construir na China, e em 2017 nasceu o primeiro modelo Benelli do segmento trail, a TRK 502. E a partir daqui a história muda, pois esta moto alcança uma popularidade incrível em muitos países, algo que parece estar agora a ser repetido pela TRK 702 e 702X apesar do ainda seu curto espaço de tempo no mercado. No nosso país foi também a partir de 2016 que a marca deu o salto, com números médios a rondarem as 2000 unidades comercializadas anualmente desde 2018, estando constantemente entre as marcas que mais vende em solo nacional, e isto sem possuir uma gama de scooters, por exemplo. O importador nacional orgulha-se de ter um parque circulante de cerca de 4.150 motos TRK 502/X que foram matriculadas ao longo de 6 anos, e o mais incrível é que a marca já matriculou 439 unidades das 702 no nosso país em apenas dois meses (entrando logo no top 5 do segmento trail em 2023), e a tendência é a de continuar desta forma!
As novas TRK 702 são bem imponentes, em especial a bela versão X
AS MOTOS
Como tal, muita da experiência acumulada com as TRK 502 foi replicada nas 702, mas agora com linhas bem mais agressivas e estilizadas no conjunto, num produto que foi criado de raiz em Itália. Foi dado muito destaque à ergonomia, até porque a marca não esconde que estes produtos foram idealizados a pensar nos novos condutores, que precisam de algo fácil e confortável, e a Benelli desenvolveu muitos dos seus próprios componentes, como suspensões e travões, ao invés de ir para o mercado comprar como algumas das suas rivais. Tecnicamente não vamos entrar em detalhes, relembrando que testámos as TRK 702/X na nossa edição de setembro, por isso vamos só sublinhar o facto de estarmos a falar de modelos com motores bicilíndricos de 698 cc, que debitam 70 cv de potência e 70 Nm de binário.
Sessão de fotos e vídeo com a versão base entre os pingos da chuva na zona de Talhadas.
Parque Molinológico.
Chegada a Coja.
Sempre bom relembrar.
No Ramiro’s em Coja começou a engorda, com comida suficiente para receber um grupo de 50 motos. Obrigado pela simpatia!
Coja.
Já com a versão X, a caminho de Piódão.
Se algum motociclista ainda não conhece Piódão é favor inverter essa situação. As estradas até lá são fantásticas e o local é único!
Vestimos e despimos o fato de chuva vezes sem conta, mas quando subimos à Torre, na Serra da Estrela, as condições foram para motociclistas de barba rija! E não, não há fotos, até porque não dava para ver nada…
Chegada a Manteigas, 265 quilómetros depois.
O grupo Multimoto fez questão de estar muito bem representado neste evento. Obrigado a todos pelo excelente trabalho.
O Benelli Adventure Experience estava a terminar, mas ninguém queria regressar a casa com fome!
Excelente convívio, com boa comida e muitas curvas. São assim as boas viagens de moto!
A grande diferença entre a versão base e a X está nas rodas (dianteira de 17” na base e de 19” na X), no mais evoluído amortecedor traseiro da X e com mais curso, versão que monta também rodas raiadas. A travagem é igualmente diferente, mas aqui é o modelo mais estradista (os pneus são também 100% de estrada em vez de mistos) que incorpora pinças radiais em vez de unidades mais simples na X, que monta discos ondulados. A altura do assento varia entre os modelos e o depósito de 20 litros garante uma elevada autonomia em motos bastante acessíveis e que estão em campanha, com uma oferta de malas. Em termos de instrumentação e conetividade, dizer ainda que é possível emparelhar ou espelhar o smartphone para aceder a informações de chamada, partilha de música ou mapas de navegação através da App Carbit Ride, que a marca está a oferecer durante um ano.
E já existem muitos acessórios disponíveis para estes modelos, como os punhos aquecidos, assento aquecido, proteções de motor, proteção de cárter, para-brisas de maiores dimensões e conjuntos de malas de alumínio.
A NOSSA VIAGEM
Tudo começou bem cedo no Parque Molinológico de Oliveira de Azeméis, um local que queremos visitar um dia mais tarde, com mais tempo livre e se possível com sol! Arrancámos com a versão base e seguimos por Sever do Vouga, Talhadas, passámos junto ao Caramulo e pelo centro de Tondela até chegarmos a Coja, onde almoçámos que nem uns abades na casa Ramiro’s, onde queremos voltar também um dia mais tarde. Durante a tarde andámos com X, e voltámos a realizar mais fotos e vídeos até alcançarmos Piodão, um dos locais mais carismáticos e belos do nosso país. Daí, grandes estradas e curvas ainda melhores até começarmos a subir a Serra da Estrela pela zona sudoeste, com o objetivo de fazermos uma foto de grupo na Torre. Mudança de planos: durante a subida as condições climatéricas transformaram-se rapidamente e o objetivo foi simplesmente tentar chegar são e salvos a Manteigas! Chuva, nevoeiro, frio (a temperatura baixou até aos 6 graus) e fortes rajadas de vento foram o prato principal, qual Everest, e em algumas dezenas de quilómetros tivemos mais adrenalina do que muitos condutores de motos trail têm ao longo da vida (ups, isto não era para dizer)! Descemos pelo lindíssimo Vale Glaciar até Manteigas, pois aí as condições já deixavam ver alguma da paisagem, e após uma noite bem dormida fica apenas por contar mais uma grande sessão gastronómica no Cantinho da Dona Alice na zona de Vale de Cambra.
Para finalizar, e voltando às motos, dizer que, apesar destas serem motos construídas a pensar nos novos condutores, e com um preço de venda ao público interessante, não irão desiludir em passeios como este que efetuámos, onde estão como peixe na água. Gostávamos apenas que o índice de vibrações fosse um pouco mais baixo e que o sistema de injeção de combustível oferecesse por vezes uma resposta mais suave. A versão base é mais ágil devido às rodas mais pequenas e pneus que monta, e também mais fácil de movimentar devido ao assento mais baixo, mas foi com a X que mas desfrutámos.
A posição de condução é mais imponente e agradável, as suspensões funcionam muito bem e até a travagem é neste modelo mais progressiva e agradável. Em ambos os modelos o motor é agradável e linear, a caixa de velocidades bastante suave, o conforto suficiente para várias horas de condução diária sem problemas, e é claro, a estética evoluiu muito neste modelos, pelo que a história de sucesso irá certamente continuar!
BENELLI TRK 702 / TRK 702X
MOTOR bicilíndrico paralelo a 4 tempos, refrigeração líquida
CILINDRADA 698 cc
POTÊNCIA 51,5 KW (70 cv) @8.000 rpm
BINÁRIO 70 Nm @6.000 rpm
CAIXA seis velocidades
QUADRO tubular tipo treliça com placas de aço
DEPÓSITO 20 litros
SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha telescópica invertida de 50 mm, curso de 140 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor ajustável, curso de 154 mm / curso de 173 mm (702X)
TRAVÃO DIANTEIRO 2 discos de 320 mm, pinças radiais de 4 êmbolos / 2 discos de 320 mm, pinças de 2 êmbolos (702X)
TRAVÃO TRASEIRO disco de 260 mm
PNEU DIANTEIRO 120/70 – ZR17 / 110/80 – R19 (702X)
PNEU TRASEIRO 160/60 – ZR17 / 150/70 – R17 (702X)
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.505 mm
ALTURA DO ASSENTO 790 mm / 835 mm (702X)
PESO 232 kg / 235 kg (702X) em ordem de marcha
P.V.P. desde 7.590€ / 7.890€ (702X)