É isso mesmo, MV Agusta, em perfeita sintonia com o desejo desta marca de se colocar na exclusividade, na “obra de arte” a que a MV está vinculada, depois do ponto de partida da super-exclusiva LXP Orioli, feita em apenas 500 exemplares, completa com autógrafo e certificado de autenticidade, eis a versão que poderíamos definir como “básica”, aquela destinada ao mercado comum e não destinada a coleccionadores.
A nova MV Agusta Enduro Veloce retoma o estilo e o design da sua irmã de projeto, linhas imponentes e leves, um belo exemplo de estilo que encontra um realce natural na combinação de cores vermelho-prata. O aspeto aerodinâmico foi considerado com grande atenção para permitir uma proteção eficaz do condutor, favorecendo igualmente uma condução direita graças a uma traseira fina e bastante esguia.
Tudo assente num quadro que começa com rodas de 21″ à frente e 18″ atrás, suspensão Sachs com um curso longo (210mm para a forquilha e para a roda traseira). O quadro é em aço perimetral de berço duplo fechado, muito resistente, o braço oscilante é em liga de alumínio e o quadro traseiro é amovível. Altura do assento regulável de 870 a 850mm. No topo do compartimento dos travões, graças às pinças monobloco Brembo Stylema e aos discos duplos de 320 mm; na traseira, disco simples de 265 mm e pinça de pistão duplo e não falta o Cornering ABS.
O motor é o resultado de um projeto totalmente novo para a MV; é um três cilindros compacto e leve (apenas 57 kg), montado à frente, com 931 cc e equipado com uma cambota contra-rotativa. A potência é de 124 CV às 10.000 rpm, o binário de 102 Nm às 7.000 rpm está disponível imediatamente, já às 3.000 rpm há 85% do binário máximo. 6 velocidades e a caixa de velocidades é amovível do lado direito (nos motores anteriores era do lado esquerdo). O desempenho declarado em termos de aceleração é verdadeiramente fascinante; apenas 3″72 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h, graças também ao sistema Launch Control fornecido.
A eletrónica é realmente sofisticada, introduzindo todas as possibilidades mais modernas de assistência e controlo para melhor responder às diferentes necessidades de condução de uma moto que tem de ser capaz de lidar com tudo. A plataforma inercial de 6 eixos e o controlo do acelerador ride-by-wire permitem ao condutor gerir 4 modos de condução capazes de implementar diferentes estratégias de gestão do binário e da potência. O controlo de tração é comutável e tem 8 graus de intervenção. A gestão do travão motor e o ABS Cornering também podem ser ajustados. No que diz respeito à eletrónica, não falta nada.
Claro que existe também a possibilidade de acrescentar à nova MV Agusta Enduro Veloce numerosos acessórios, sobretudo o conjunto de malas laterais rígidas para um total de 71 litros de capacidade de carga e também barras de proteção do motor e protecções do quadro para aqueles que pretendem dedicar-se a uma condução off-road mais intensa.
De momento, não há informações oficias da disponibilidade e do preço do novo modelo italiano. Ficaremos atentos a todas as novidades.