A Gold Wing da Honda tem sido uma plataforma para a tecnologia futurista durante décadas, e agora a empresa está a trabalhar num para-brisas auto-ajustável destinado a torná-la mais confortável e eficiente.
Pode parecer desnecessariamente decadente transformar o ajuste do para-brisas num processo controlado por computador, incluindo microfones e até câmaras para encontrar a altura e o ângulo certos para cada cenário, mas há um método por trás desta ideia. A Honda está a trabalhar num número crescente de sistemas controlados por voz para as futuras versões da Wing e a redução do ruído do vento para garantir que a voz do condutor é claramente audível será um elemento essencial para o seu sucesso.
O pedido de patente para o pára-brisas de ajuste automático da Honda, apresentado no Japão, mostra que os componentes incluem um microfone montado no capacete do condutor (embora outras patentes também mostrem um microfone montado no deposito para sistemas de controlo de voz), além de um par de câmaras colocadas no topo dos espelhos e viradas para o rosto do condutor. Estas, juntamente com um interrutor de controlo montado na barra, transmitem as suas informações a uma ECU que controla o pára-brisas através do mesmo tipo de sistema de ajuste eletrónico que foi introduzido na Gold Wing em 2018.
Na sua forma mais simples, o microfone capta o ruído do vento e, em conjunto com a informação sobre a velocidade da moto, aumenta ou diminui o para-brisas para reduzir o ruído e a turbulência. No entanto, esta automatização introduz a necessidade do sistema de câmara. A Honda reconhece que, em algumas posições, o para-brisas elétrico vai ser uma distração para o condutor, particularmente se a borda superior do ecrã estiver diretamente na sua linha de visão. Uma vez que os condutores têm várias formas e tamanhos, a patente explica que as câmaras são utilizadas para monitorizar a posição dos olhos do condutor, utilizando essa informação para definir uma zona de alturas em que o para-brisas não pára, optando pela posição acima ou abaixo dessa zona que esteja mais próxima do ideal no que diz respeito à redução do ruído.