Todos nós a recebemos com algum entusiasmo. Na EICMA 2022, a Storr de Brixton era um protótipo muito interessante: visual de aventura bastante robusto, muita funcionalidade prática, um motor com um desempenho centrado no papel e a promessa de um preço atrativo. Resumindo, os ingredientes estavam todos lá para criar uma moto de aventura atractiva e acessível. Depois, porém, desapareceu do radar. Bem, pelo menos até hoje.
Aventura e desventuras financeiras
De acordo com os nossos colegas americanos da Cycle World, a comercialização da Storr no estrangeiro pode estar iminente. Esperamos, portanto, que também possa acontecer na Europa, uma vez que estamos basicamente a falar de uma marca austríaca com produção na China. No entanto, temos de dar um pequeno passo atrás para compreender o que aconteceu efetivamente no último ano e meio. A marca Brixton, cujo nome é claramente inspirado num bairro londrino e cujas motos são, elas próprias, inspiradas na tradição britânica, faz parte do grupo KSR e utiliza designs europeus e produção chinesa.
No entanto, em 2023, o grupo viu-se confrontado com uma situação de emergência financeira e apresentou um pedido de reestruturação judicial sem administração judicial, precisamente para tentar proteger-se de uma insolvência iminente e prosseguir as suas actividades. A situação foi causada por uma combinação de factores, incluindo os elevados custos dos materiais devido à pandemia, o conflito na Ucrânia, as flutuações das taxas de câmbio e a inflação, juntamente com uma diminuição das vendas. De acordo com as últimas notícias de que dispomos, a empresa está empenhada em ultrapassar as suas dificuldades financeiras e em continuar a oferecer produtos e serviços de elevada qualidade aos seus clientes. Saber que há um novo modelo a caminho é, portanto, uma óptima notícia e reacende a esperança.
Certificado de homologação dos EUA apresentado
Como dissemos, a Brixton apresentou o protótipo da Storr na EICMA em 2022. Trata-se de uma moto de aventura 500 com um motor com dois cilindros de 47 cv, o mesmo já utilizado na Crossfire 500. O motor é fabricado na China pela Gaokin e é muito semelhante ao da Honda NX500, por exemplo. A suspensão é KYB e o quadro é em tubo de aço. A moto tem uma distância entre eixos de 144 cm e um peso de 209 kg. A moto tem um para-brisas em forma de “X” e um depósito com compartimentos laterais para a montagem de sacos de transporte, o que pareceu uma ideia brilhante para muitos. O painel de instrumentos TFT está orientado verticalmente e as luzes auxiliares estão integradas na parte inferior da frente. A moto distingue-se pelo seu design robusto e duradouro que se situa algures entre o da Husqvarna Norden 901 e o da sua concorrente direta, a Royal Enfield Himalayan. O guarda-lamas dianteiro alto e as protecções laterais do motor dão a ideia de que está preparada para tudo.
Embora a Brixton já seja conhecida na Europa, ainda não está presente nos Estados Unidos. No entanto, de acordo com os nossos colegas norte-americanos, o formulário de homologação foi submetido para a Storr, que poderá assim tornar-se a primeira moto da marca a aterrar nos Estados Unidos.
A Storr poderá atrair os entusiastas da aventura que procuram uma máquina fiável, acessível e divertida de conduzir, características que já fizeram o sucesso de outros modelos na Europa. Existe, portanto, uma grande expetativa em relação a esta moto e esperamos que a marca esteja realmente a voltar ao ativo e a concluir os seus projetos.