Voltar atrás no tempo é uma daquelas coisas que todos gostaríamos de fazer: como deve ser emocionante ver ao vivo os acontecimentos que hoje citamos nos livros escolares ou, para ficar na nossa própria vida, pôr as mãos nas motos que os nossos pais ou avós conduziram. Bem, em alguns casos é possível: uma dessas oportunidades é proporcionada pela Honda Dax 125, uma mini moto que tem as suas origens em 1969 e que foi revivida pela Honda quase – repito, quase – inalterada desde então. Na verdade, os conceitos básicos da Dax ainda são anteriores ao lançamento dos Led Zeppelin IV ou, se preferir, à explosão do fenómeno Honda CB750 Four.
A Dax continua a ser baseada num quadro monocoque exposto que serve de depósito de combustível, com uma forquilha invertida de 31 mm (100 mm de curso) e um par de amortecedores traseiros (120 mm de curso). Nas jantes de 12 polegadas, há pneus de liga (120/70 e 1320/70) e dois travões de disco com ABS de canal único nos tamanhos 220 mm à frente e 190 mm atrás. As dimensões são reduzidas: 1.020 mm de distância entre eixos e altura do assento a apenas 775 mm do solo, enquanto o peso com um depósito cheio de gasolina (3,8 litros) é alegadamente de 107 kg.
Com base nisto, a Cub House, uma divisão da Honda Tailândia que lida com o estilo de vida através das mini motos da Honda, criou a Dax 1978 the Time Traveller, uma configuração especial que inclui grafismos especiais, um painel lateral especial, um suporte traseiro cromado e um guarda-lamas dianteiro cromado com um conjunto de reflectores Kitaco, que fará a sua estreia no Salão Internacional do Automóvel de Banguecoque de 2024. Nada de extraordinário, mas é precisamente por isso que a atração da pequena 125 permanece inalterada e, na verdade, reforçada por este grafismo especial.