Conforme relatado pelos colegas da MCN, a Polícia da Escócia está a aumentar a utilização de sprays de marcação de ADN específicos para ajudar a combater o roubo de motos e a deter motociclistas “assediadores e anti-sociais”.
Os produtos utilizados são da SelectaDNA, e estão em uso desde 2018, e como o inspetor-chefe Darren Bruce afirma: “O uso deste spray de marcação é outra ferramenta que os oficiais terão à sua disposição para ajudar a detetar atividades ilegais e anti-sociais relacionadas a motos”.
“Sabemos que esta questão preocupa as comunidades e, nos últimos meses e anos, temos vindo a executar uma série de projetos locais numa tentativa de ajudar a resolvê-la.”
A pulverização prolongada teve início na segunda-feira, 18 de março, com os agentes a pulverizarem a fina névoa sobre os motociclistas que passavam e que eram suspeitos de terem cometido um crime.
A névoa não pode ser removida das superfícies e tem uma espécie de ADN codificado que fornece provas forenses para os associar a um crime específico, uma vez apanhados. Esta névoa cobre a moto, a pele e a roupa do motociclista sem causar qualquer dano ao indivíduo.
O spray é invisível ao olho humano, mas pode ser visto sob iluminação UV. De acordo com as autoridades, desde que os sprays foram distribuídos em Edimburgo, ajudaram a reduzir em 60% os crimes cometidos por motociclistas.