Durante a CIMA Motor 2023 em Chongqing, na China, apareceu uma moto interessante. Destacando-se das marcas chinesas desconhecidas espalhadas pela exposição, a Victoria Simplee V7 é uma moto com o nome de um fabricante de motos centenário proveniente da Alemanha. Os direitos de marca registada da marca Victoria Motorrad foram obtidos por uma empresa chinesa e a Simplee V7 é o resultado dessa aquisição.
A Victoria-Werke começou a fabricar motos em 1901, em Nuremberga, na Alemanha. Foi considerada um dos principais intervenientes na indústria alemã de motos, ao lado de empresas como a Zundapp (uma marca que agora mudou o seu foco para as motos eléctricas). De facto, a Victoria Simplee V7 utiliza o emblema histórico com uma águia e uma cabeça humana coroada, representando o brasão de armas de Nuremberga.
Escusado será dizer que as semelhanças entre as motos históricas e a Victoria Simplee V7 de 2024 terminam aqui, e a moto é claramente uma criação chinesa. Do ponto de vista do estilo, a Simplee V7 é uma moto cruiser de baixa inclinação que mistura elementos de motos retro e modernas. Não é, de forma alguma, uma moto de aspeto clássico e pode ser descrita como um design neo-retro. Encontramos um grande farol LED na frente, uma carenagem que envolve o radiador de óleo que se estende até à barriga da moto e uma secção traseira com um aspeto bastante volumoso.
Em termos de desempenho, a moto tem um motor bicilíndrico de 700 cc, arrefecido a ar e a óleo, com injeção eletrónica de combustível Bosch. Produz uns modestos 43,5 cv de potência e 50.1 Nm de binário graças a um diâmetro de 82,6 milímetros e um curso de 63 milímetros. Obtém uma taxa de compressão bastante baixa de 9:1, o que explica a sua modesta potência.
Em termos técnicos, encontramos uma forquilha dianteira invertida KYB e um par de amortecedores com pré-carga ajustável na traseira. A moto trava com um sistema de travagem Nissin equipado com ABS de dois canais. Além disso, foi adicionado controlo de tração para maior segurança, embora a sua baixa potência e o seu peso de 223 kg sugiram que não é realmente necessário. Outras características incluem um ecrã TFT a cores de 3,5 polegadas, bem como um carregador USB para maior comodidade.
Dito isto, este é normalmente o caso das motos fabricadas na China, e não se sabe se a Victoria tem ou não planos para comercializar os seus produtos fora da China.