Embora ainda tenham problemas iniciais – e têm os seus problemas – adoro motos eléctricas. E mais motos eléctricas permitem mais escolha, mais concorrência e mais avanços para chegarmos a um ponto em que esses problemas desapareçam. Pelo menos, é essa a esperança.
A marca LiveWire da Harley-Davidson quer mais pessoas em motos eléctricas, como seria de esperar, e acaba de apresentar a sua terceira oferta, a nova S2 Mulholland.
A moto está centrada na plataforma eléctrica S2 da LiveWire, um conjunto de baterias de 10,5 kWh que fornece 84 cv de potência e 263 Nm de binário, e um tempo dos 0 aos 100 km/h de apenas 3,3 segundos. A autonomia varia consoante o que estiver a fazer, uma vez que, se estiver apenas a passear pela cidade, verá cerca de 194.7 km por carregamento, enquanto a autonomia em autoestrada desce para apenas 39.9 km a 55 km/h. Mas, mais uma vez, esta é uma moto para circular pela cidader. Não é uma máquina de turismo de longa distância.
No entanto, a moto pode ser carregada tanto no nível 1 como no nível 2, o que permite carregar de 20 a 80% em 5,9 horas e 78 minutos, respetivamente.
De acordo com a LiveWire, “embora a S2 Mulholland utilize a mesma plataforma S2, a experiência de condução foi reformulada pelo triângulo do condutor e pelo equipamento de série atualizado, que se diferencia drasticamente da Del Mar. Utilizando um aumento do guiador de 15 cm, o guiador está posicionado mais alto e mais atrás, permitindo ao condutor sentar-se numa posição de condução mais direita.” Mais uma vez, a S2 Mullholland é mais parecida com as bobbers da Harley do que com as motos desportivas Del Mar ou One.
Mas embora a LiveWire esteja a promover a plataforma S2 para novos mercados, a empresa continua a tentar ter consciência do seu impacto ambiental, bem como do impacto dos seus clientes. Como tal, a Mulholland será a primeira moto da marca a oferecer bio-compósitos CAP Hemp nos guarda-lamas dianteiros e traseiros, enquanto a cobertura do radiador e os suportes de cablagem são feitos de Hylon Ocean, que são fabricados a partir de “redes de pesca oceânicas descartadas”, bem como o assento “que utiliza silicone reciclável e sem petróleo em vez de pele ou vinil”.
Da mesma forma, serão oferecidas aos clientes três cores, Preto Líquido/Preto, Preto Líquido/Vermelho e uma versão sem pintura chamada Branco Lunar.