Muito se tem falado sobre a nova R1300GS e o seu aspeto, agora surgiram também as primeiras fotografias do novo motor Boxer 1300.
Ao longo dos anos temos assistido a uma evolução lenta e contínua deste histórico grupo propulsor, relativamente recente, em 2013 surgiu o arrefecimento a água e da embraiagem seca de placa única houve uma mudança para uma embraiagem húmida de placas múltiplas.
Também recentemente, em 2018, o boxer foi melhorado com o sistema de ignição variável Shift Cam, melhorando ainda mais o desempenho, apesar dos regulamentos cada vez mais restritivos sobre emissões poluentes e de ruído.
O novo Boxer 1300 continua esta evolução, é uma unidade totalmente nova com um curso mais curto do que o de 1250 cc, apesar da maior cilindrada e, sobretudo, já não tem a caixa de velocidades atrás dos cilindros, mas na parte inferior do cárter; um motor mais curto e mais compacto ( devido também ao novo posicionamento do sistema de distribuição, ainda equipado com Shiftcam para distribuição variável), mais comprimido e com válvulas maiores do que o 1250, ainda refrigerado a ar/líquido, mas mais leve em 3,9 kg no motor de base e 6,5 kg em toda a unidade de potência
Nunca antes foi tão potente, 107 kW (145 cv) às 7.750 rpm com um binário máximo de 149 Nm às 6.500 rpm, mas é importante notar que entre as 3.600 e as 7.800 rpm o binário de mais de 130 Nm está constantemente disponível.
A caixa de velocidades mantém seis relações e muda de posição, já não atrás do motor, mas por baixo.
Agora equipada com um sensor transmissor de sinais para o Shift Assistant Pro opcional, baseado num novo conceito que envolve um íman de torção.
Parece que o Boxer 1300 já não tem um eixo de compensação separado, em vez disso, os contrapesos estão posicionados na cambota e no alternador.