O dia 18 de março de 2024 marca um momento importante no caso da “fraude das pensões” ligada à marca Norton Motorcycles. Uma história verdadeiramente lamentável e uma sombra que se projectou não só sobre a gloriosa marca britânica, mas também sobre a indústria de motos em geral durante a gestão, no mínimo, questionável de Stuart Garner.
Há quatro anos, o que era, para todos os efeitos, uma fraude, veio ao de cima e, após um longo percurso jurídico, as vítimas envolvidas estão finalmente a ver reconhecido o seu direito a uma indemnização. Para quem não sabe ou não se lembra dos pormenores, fazemos um breve resumo do que aconteceu. Entre 2012 e 2013, mais de 200 trabalhadores britânicos foram persuadidos a transferir cerca de 11,5 milhões de libras para fundos de pensões Norton, apenas para descobrirem, anos mais tarde, que tinham sido vítimas de uma fraude nas pensões. O dinheiro investido nos planos de pensões da Norton estava, na verdade, a ser utilizado para financiar os negócios da empresa, que era gerida por Garner.
Em dezembro de 2020, o Provedor de Justiça das Pensões do Reino Unido ordenou à Garner que reembolsasse cerca de 14 milhões de libras aos pensionistas lesados. No entanto, a declaração de falência da Garner levantou dúvidas quanto à possibilidade de as vítimas receberem alguma indemnização. O Fundo de Compensação de Fraudes do Fundo de Proteção de Pensões do Reino Unido determinou, após quase quatro anos de avaliações, que as vítimas têm direito a uma indemnização. O fundo pagará 9,4 milhões de libras aos três regimes de pensões envolvidos.
Embora os montantes individuais para cada um dos cerca de 200 trabalhadores envolvidos ainda não tenham sido calculados, estima-se que até novembro de 2024 este processo possa estar concluído e é isso que obviamente esperamos. A esperança é que, em breve, as vítimas possam recuperar uma parte justa das suas poupanças injustamente perdidas e que todos nós possamos finalmente pôr fim a este caso insólito que nada mais fez do que dar má imagem à marca Norton Motorcycles.