É a maior moto de produção do mundo e para 2024 foi renovada, surgindo mais uma vez em duas versões mas com o incrível motor de 3 cilindros em linha e 2.458 cc a alcançar agora os 182 cv de potência às 7.000 rpm. São mais 15 cavalos de potência e uma subida de 4 Nm de binário (como se já fosse pouco) para uma cifra ainda mais impressionante de 225 Nm às 4.000 rpm, num motor que recebeu novas afinações para alcançar estes valores, ao mesmo tempo que cumpre as mais recentes normas Euro5+.
Quanto às versões, chamam-se agora Rocket 3 Storm R e Rocket 3 GT, nascidas 20 anos depois do modelo original e que desde aí venderam mais de 18.000 unidades por todo o mundo, mostrando que, a loucura que foi o lançamento deste modelo tem sido afinal igualmente bem sucedida em termos comerciais. Nas versões de 2024 destacam-se também as novas jantes de alumínio fundido mais leves e os imponentes esquemas de corres escuras, com diversos detalhes escurecidos e acabamentos anodizados.
O grande depósito de 18 litros apresenta o novo nome Storm e cada modelo tem três opções de cores distintas em dois tons. A R está disponível em Carnival Red com Sapphire Black, Satin Pacific Blue com Matt Sapphire Black e Sapphire Black com Granite. A GT está disponível nas mesmas cores, mas a divisão do depósito é invertida, proporcionando um aspeto distinto e de grande impacto e uma escolha de cores consistente em ambos os modelos. A Rocket 3 Storm também vem com acabamentos em preto de alta qualidade.
O amortecedor RSU e o depósito piggy-back da Showa, totalmente ajustáveis para amortecimento e pré-carga de extensão e compressão, aproveitam o desempenho da Rocket para proporcionar uma condução controlada e compatível. As forquilhas são Showa de 47 mm, ajustáveis para amortecimento de compressão e extensão.
A potência de travagem excecional é fornecida pelas pinças de travão radiais Brembo Stylema de especificação superior com discos duplos de 320 mm. Estas pinças leves, compactas e de elevado desempenho oferecem um excelente fluxo de ar para arrefecimento das pastilhas durante uma condução animada. A pinça traseira monobloco radial Brembo M4.32 de 4 pistões e o disco traseiro de 300 mm são maiores e mais potentes do que a configuração do travão dianteiro em muitas motos, ajudando a proporcionar uma enorme potência de travagem. A Rocket 3 Storm mantém a funcionalidade completa do ABS optimizado para curvas.
Cada Rocket oferece uma sensação e personalidade distintas, devido às diferenças fundamentais na sua ergonomia. A posição de condução roadster da Rocket R e a colocação do guiador foram concebidas para proporcionar uma potência e um controlo ideais, para criar uma condução descontraída e envolvente. A GT tem uma configuração ligeiramente mais inclinada para trás com uma diferença de 125 mm na posição do punho em relação à R, para uma posição de condução mais direita.
Cada modelo tem também a sua própria configuração de assento dedicada, cada uma com acabamentos de assento em alumínio fundido pintado de preto. A Rocket 3 Storm R tem um assento de condutor e passageiro roadster com uma altura de assento de 773 mm, oferecendo conforto, confiança a baixa velocidade e manobrabilidade. A GT tem um assento esculpido para piloto de turismo com um assento de passageiro mais generosamente almofadado e um encosto de passageiro ajustável. A altura do assento da GT é de apenas 750 mm, melhorando ainda mais o conforto do condutor.
A maior diferença entre os dois modelos são as posições dos pés. A R tem controlos a meio do pé, com duas definições que oferecem 15 mm de ajuste vertical, para se adaptar a todos os tamanhos de condutor, proporcionando uma posição de condução natural e desportiva. A GT tem controlos de pé para a frente, dando uma sensação descontraída de moto personalizada, com três posições horizontais que oferecem 50 mm de ajuste, para proporcionar a posição mais confortável para viagens longas. Tanto o modelo R como o GT possuem apoios para os pés do passageiro amovíveis, inovadores, escurecidos e retrácteis.
Os modelos deste ano não sofreram alterações profundas mas há mais para contar sobre estas imponentes máquinas que chegam ao nosso no país no final de abril, com preços que começam nos 25.295 € para a versão Storm R e nos 26.195 € para a GT.