A Triumph está a lançar a sua gama Scrambler para 2024, com a introdução da nova Scrambler 1200 X, mais acessível, e uma Scrambler 1200 XE melhorada.
Com o motor Bonneville de 1200 cc ‘High Power’ da Triumph com desempenho rico em binário, roda dianteira de 21 polegadas preparada para todo-o-terreno e qualidade e acabamentos premium da Triumph, os dois novos modelos parecem prontos para elevar a fasquia em termos de desempenho e estilo na categoria Scrambler.
A nova Scrambler 1200 X oferece a mesma capacidade, posição de condução e desempenho rico em binário que os clientes da Scrambler adoram, combinada com uma generosa especificação de equipamento e tecnologia. Construída para ser mais acessível, a Scrambler 1200 X tem uma altura de assento de 820 mm, reduzindo para 795 mm com o acessório banco baixo, uma generosa especificação dedicada que oferece uma boa funcionalidade a um preço mais competitivo e um intervalo de manutenção de 16.000 km para reduzir o custo durante o período de propriedade.
A ‘cool’ e capaz Scrambler 1200 XE também chega à estrada com actualizações desportivas, incluindo pinças Brembo Stylema® de última geração, nova suspensão com capacidade de regulação melhorada, detalhes de estilo melhorados e capacidade ‘touring’ melhorada.
Com uma elevada especificação e tecnologia que os clientes valorizam, a nova Scrambler 1200 X apresenta:
– Nova suspensão MarzocchiTM , forquilha USD de 45 mm e amortecedores traseiros com reservatórios piggyback e capacidade de regulação de pré-carga, proporcionando um curso das rodas de 170 mm optimizado para condução em estrada
– Tecnologia avançada de condutor (não instalada na anterior Scrambler XC) para tornar a Scrambler X ainda melhor na estrada, incluindo o novo ABS optimizado para curvas, e o controlo de tração em curva optimizado comutável
– Instrumentos multifunções com ecrã TFT integrado
– Cinco modos de condução, incluindo Off-road
– Iluminação totalmente em LED, incluindo farol DRL exclusivo, farolim traseiro compacto e novos indicadores finos contemporâneos.
– Carregamento USB
– Acessório de activação de conectividade, navegação turn-by-turn, telefone Bluetooth ou operação de música.
As atualizações para a Scrambler 1200 XE em 2024 incluem:
– Pinças radiais monobloco Brembo Stylema® de última geração actualizadas com discos duplos flutuantes de 320 mm e pinça Nissin de pistão único na traseira • Forquilhas MarzocchiTM 45mm USD optimizadas e amortecedores “twin-spring” com reservatórios piggyback
– Nova suspensão MarzocchiTM optimizada com longo curso das rodas de 250 mm à frente e atrás, totalmente ajustável – com maior capacidade de regulação
– Colectores de admissão e escape revisados que proporcionam uma distribuição mais ampla de torque através da faixa superior de rotações
– Detalhes de estilo melhorados, incluindo novos indicadores LED finos e novo farolim traseiro LED compacto
– Capacidade ‘touring’ melhorada com ecrã alto como acessório e sistema de bagagem robusto com opções de acessórios para malas traseiras.
DESEMPENHO EMOCIONANTE
Ambos os modelos ostentam o mesmo motor bicilíndrico Bonneville de 1200 cc e a afinação Scrambler rica em binário com um novo corpo de acelerador único de 50 mm e colectores de escape revistos, proporcionando um melhor fluxo e uma maior distribuição de binário através da gama superior de rotações, de 5.000 RPM até à linha vermelha.
Os modelos de 2024 também foram ajustados com precisão para proporcionar o equilíbrio perfeito de entrega de potência para condução em estrada e fora de estrada. A potência de pico chega agora um pouco mais cedo na faixa de rotações, atingindo 90 cv a 7.000 RPM, com pico de torque de 110 Nm também a chegar mais cedo, a 4.250 RPM.
O inconfundível sistema de escape duplo de alta especificação é completado por silenciadores de aço inoxidável escovado, proporcionando aquele tom profundo e característico da Scrambler.
ESPECIFICAÇÃO PREMIUM
Ambas as variantes partilham a mesma estrutura tubular Scrambler em aço, bem como jantes raiadas em aço inoxidável de alta especificação com jantes de alumínio leves e resistentes. Os dois modelos oferecem diferenças ergonómicas importantes, incluindo diferentes desenhos de guiador, com o XE a oferecer 65 mm mais de largura do que o X, garantindo maior controlo em terrenos off-road desafiadores. Os ‘risers’ reversíveis permitem que os condutores ajustem a posição do guiador, e o XE também possui um espaçador removível, para um ajuste de altura de 10 mm. Expandindo ainda mais a ergonomia, o XE também possui controlos de pé ajustáveis para se adequar a uma variedade de estilos de pilotagem e tipos de calçado.
Ambas as motos apresentam um braço oscilante de alumínio fundido bilateral, premium. Com 579 mm, o XE tem um braço oscilante 32 mm mais longo e uma distância entre eixos mais longa do que o X, aumentando o controlo e a confiança em terrenos todo-o-terreno difíceis, enquanto a distância entre eixos mais curta do X contribui para uma condução ágil e responsiva em estrada.
Estas motos também estão equipadas com pneus topo de gama Metzeler. A X beneficia do Karoo Street, focado na estrada e de dupla finalidade, enquanto a variante XE recebe os Metzeler Tourance, contribuindo para o seu equilíbrio incomparável de capacidade em estrada e todo-o-terreno. Para capacidades fora de estrada ainda mais extremas, o Anakee Wild Michelin homologado pela Triumph é o pneu de eleição.
Ambos os modelos estão equipados com suspensão de alta especificação. A variante X apresenta garfos de cartucho MarzocchiTM de 45 mm mais talhados para a estrada à frente e unidades de dois amortecedores na traseira. As unidades de suspensão traseira vêm com reservatórios piggy-back reguláveis em pré-carga, permitindo que os clientes afinem a sua experiência de condução na estrada e para além dela.
A XE tem uma configuração mais focada no off-road, com garfos MarzocchiTM 45mm optimizados e unidades de suspensão MarzocchiTM premium de mola dupla que são totalmente reguláveis e têm mais incrementalidade no ajuste para compressão e expansão, proporcionando ainda maior controlo. Esta suspensão optimizada proporciona um significativo curso das rodas à frente e atrás de 250 mm para maior capacidade fora de estrada e uma boa distância ao solo.
EQUIPAMENTOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO
No que diz respeito à travagem, ambos os modelos apresentam equipamento topo de gama para garantir a eficiência em estrada e em terra batida. A XE possui poderosas pinças dianteiras radiais BremboTM Stylema® Monoblock de última geração com discos flutuantes duplos de 320 mm, proporcionando um desempenho de travagem líder na sua classe. Enquanto a dianteira é cuidada, a traseira é mantida por um disco de 255 mm com pinça Nissin, maximizando ainda mais o desempenho de travagem.
O modelo X possui dois discos dianteiros flutuantes de 310 mm, com pinças axiais de pistão duplo Nissin. Enquanto isso, a traseira é apoiada por um disco traseiro de 255 mm e uma pinça de travão flutuante Nissin, para proporcionar um desempenho de travagem confiante na estrada. A posição da alavanca do travão dianteiro também pode ser ajustada de acordo com a preferência do condutor em ambos os modelos.
COM TECNOLOGIA NOVA E MELHORADA FOCADA NO CONDUTOR
Tanto a Scrambler X como a XE apresentam ABS e controlo de tração optimizados em curva, regulando a intervenção para proporcionar e manter a tração ideal em qualquer ângulo de inclinação.
Estão disponíveis cinco modos de condução para a Scrambler 1200 X, cada um com a sua própria resposta dedicada ao acelerador e definições específicas de ABS e controlo de tração. Os pilotos podem escolher entre Sport, Road, Rain, Off-Road e Rider Configurable, enquanto o XE também tem Off-Road Pro para permitir ao piloto experiente um controlo completo e ininterrupto para a condução off-road mais desafiante.
Uma maior estabilidade de condução é alcançada graças a uma Unidade de Medição de Inércia (IMU) de alta especificação que foi desenvolvida em conjunto com a Continental. Este sistema permite a optimização do ABS em curva e do controlo de tração, selecionando automaticamente a configuração correcta através da medição das taxas de rolagem, inclinação, guinada e aceleração para calcular o ângulo de inclinação. Com especial foco na melhoria da experiência geral de condução, a X e a XE estão ambas equipadas com uma embraiagem assistida.
A Scrambler 1200 XE inclui instrumentos TFT a cores integrados e personalizáveis. Dois temas de design de layout de informações mínimos e elegantes estão disponíveis, cada um com mais três opções para alterar o nível de informações exibidas. A escolha entre um ecrã de alto ou baixo contraste também está disponível, bem como um ecrã de arranque personalizado para tornar a mais recente Scrambler XE totalmente sua.
A Scrambler 1200 X apresenta um ecrã LCD/TFT multifunções híbrido próprio, incorporado num mostrador de instrumentos circular elegantemente estilizado. Este ecrã compacto e minimalista pode ser facilmente lido num piscar de olhos.
ESTILO PERSONALIZADO INCONFUNDÍVEL DA SCRAMBLER
Ambos os modelos apresentam os elementos-chave que tornam a Scrambler simplesmente inconfundível, desde as suas silhuetas distintas ao design de escape duplo elevado e ao depósito de combustível maravilhosamente esculpido. Ambos os modelos apresentam um banco nervurado clássico de peça única, em preto para o XE e castanho para o X e ambos apresentam detalhes de estilo melhorados sob a forma de um novo design de indicadores finos e caixa de luz traseira compacta.
As motos são completas com uma variedade de acabamentos e detalhes marcantes, incluindo painéis laterais esculpidos com emblema Scrambler 1200 em alumínio escovado, o icónico emblema Triumph triangular no depósito, uma tampa de enchimento em alumínio escovado estilo Monza e uma bracelete inoxidável escovada. A XE tem acabamento com guarda-lamas em alumínio escovado, enquanto a X apresenta guarda-lamas pintados de alta qualidade.
Existem três esquemas de cores exclusivos disponíveis para cada modelo. A Scrambler 1200 XE estará disponível nas contemporâneas Phantom Black & Storm Grey, que apresenta detalhes em vermelho, a nova e ousada Baja Orange & Phantom Black, ou o sempre popular Sapphire Black. A Scrambler 1200 X está disponível em Carnival Red, Ash Grey ou no classico Sapphire Black.
PERSONALIZE A SUA SCRAMBLER
Estão disponíveis mais de 70 acessórios genuínos para proporcionar uma capacidade ‘touring’ ainda maior, que vão desde punhos aquecidos, saco traseiro de 35 litros e ecrã “Dakar” alto, a guarda-lamas dianteiro elevado, suporte de guiador e barras do motor em aço inoxidável. O sistema completo de bagagem robusta oferece agora 102 litros de capacidade total de armazenamento.
OS SCRAMBLERS ORIGINAIS E A CENA SCRAMBLER DE HOJE
A nova linha Scrambler 1200 pode ir buscar as suas raízes diretamente à cena original da Scrambler do início dos anos 1950, onde a Triumph desempenhou um papel fundamental e definiu o modelo para o que se tornou uma Scrambler de maior porte. Construindo a partir das principais motos do quotidiano, despojadas, com “escapes duplos” direitos montados
em posição elevada, ou baixa e cortados – as Triumphs eram os originais ‘desert sled’. Estas inspiraram as primeiros scramblers de produção do mundo, com a Bonneville T 120TT e a TR6 ‘SC’. Em 2006, com o lançamento da primeira Scrambler da “era moderna”, a Triumph voltou provocar a génese de uma nova categoria. Isso desencadeou o mundo de Scramblers que vemos hoje e toda uma nova base global de fãs, de pilotos urbanos a estrelas de cinema, até mesmo com lugar de estrela no último filme de Bond, Sem Tempo para Morrer.
NA ESTRADA
A Scrambler 1200 X estará à venda a partir de 15.495€ PVP, e a Scrambler 1200 XE começará nos 16.995€ PVP. As encomendas já podem ser feitas nos concessionários Triumph, com as motos a chegarem aos concessionários a partir de janeiro de 2024.