A notícia pode não ser assim tão surpreendente, mas o timing é. O Grupo Pierer acelerou a sua aquisição da MV Agusta, adquirindo agora a maioria com 50,1 %, de acordo com um plano que previa este passo apenas em 2026. A entrada dos austríacos tinha ocorrido em novembro de 2022 com a aquisição de 25,1 % e a gestão direta dos fornecimentos e da área comercial da marca Schiranna.
Posteriormente, surgiu o plano de uma aquisição gradual da maioria e, consequentemente, a entrada crescente da MV na dinâmica do Grupo Pierer. Formalmente, no entanto, até agora tudo permaneceu sob o controlo de Timur Sardarov, o empresário russo que comprou a MV Agusta em setembro de 2019 e que agora permanecerá no papel menos operacional de vice-presidente para garantir uma transferência harmoniosa.
Não conhecemos as motivações por trás da decisão da KTM de aproveitar tão cedo a opção inicialmente prevista até dezembro de 2025 para aumentar a sua participação. O que todos os fãs esperam é ver um grande projeto de renovação. O novo presidente e diretor-geral será Hubert Trunkenpoltz, número dois e membro do conselho de administração da KTM.