No que diz respeito aos veículos eléctricos de duas rodas, a indiana Ola Electric é uma das empresas de crescimento mais rápido no sector. Apesar de atualmente operar exclusivamente na Índia, a marca, através do seu visionário fundador e CEO Bhavish Aggarwal, deixou claro que tem planos para entrar no mercado global.
De facto, há meses que circulam conversas sobre a emissão pública da Ola Electric, com relatórios que afirmam que a empresa tinha intenções de realizar a sua primeira oferta pública inicial antes de 2023 chegar ao fim. Dito isto, informações privilegiadas recentemente divulgadas sugerem que a empresa pode estar muito mais perto de o conseguir. É relatado que os executivos da Ola Electric estão a solicitar aos bancos que dêem prioridade ao seu calendário.
Esta informação provém de um relatório recente da Reuters, em que os membros da Ola Electric revelaram as aspirações da empresa em relação à abertura de capital. Com o nome de código “Project Himalaya”, a Ola Electric está a ser apoiada por alguns investidores de peso. Estes incluem a empresa de Singapura Temasek Holdings, bem como a japonesa SoftBank. No total, estima-se que o valor da Ola Electric seja de 5,4 mil milhões de dólares, dos quais 700 milhões irão para a sua primeira oferta pública.
O relatório da Reuters destaca um e-mail enviado aos bancos e advogados da Ola Electric, no qual a empresa terá pedido aos consultores externos da abertura de capital que dessem “a máxima importância” ao seu calendário. Fontes afirmaram que a Ola Electric estava a trabalhar com um prazo de cinco semanas e sublinharam ainda que a empresa pediu aos advogados e banqueiros que não planeassem quaisquer licenças prolongadas para garantir a disponibilidade. Esta abordagem agressiva parece ser reveladora da urgência com que a Ola Electric pretende realizar uma abertura de capital.
Assim que os documentos da abertura de capital da Ola forem apresentados, passarão por um processo de revisão e aprovação pelo regulador do mercado indiano, que ainda pode solicitar informações adicionais e enviar perguntas durante o processo de revisão. Isto significa que a Ola Electric não pode garantir um calendário específico e que a entrada em bolsa poderá ainda demorar alguns meses. No entanto, a Ola Electric espera realizar roadshows de abertura de capital já em janeiro ou fevereiro de 2024