• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 19, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Conheça a «arma» para o ataque ao Junior e-Motocross Series, a KTM SX-E 5

by Daniel Rhodes
Março 8, 2025
in Novidades - Actualidade
0
Conheça a «arma» para o ataque ao Junior e-Motocross Series, a KTM SX-E 5

Source: KTM Media

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

No panorama do motociclismo juvenil, surge uma proposta inovadora que promete transformar a experiência dos que iniciam ou se dedicam à competição: a KTM SX-E 5. Desenvolvida e fabricada na Áustria, esta mini-moto elétrica alia desempenho, robustez e segurança, num pacote «pronto a competir» que acompanha o crescimento do jovem piloto.

No coração da SX-E 5 encontra-se um motor elétrico avançado, de imãs permanentes e arrefecido por líquido. Este propulsor apresenta uma potência nominal de 2 kW – o que equivale a cerca de 2,7 cv a 3 200 rpm – atingindo um pico de 5 kW (aproximadamente 6,8 cv) a 3 900 rpm. Com um torque de 13,8 Nm, garante uma aceleração estável e uma entrega de potência cuidadosamente controlada, fatores essenciais para a segurança e o domínio da moto, quer em treino quer em competição.

RelatedPosts

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

KTM está de volta e celebra nova fase da vida, em vídeo

Bajaj oficializada como principal investidora no salvamento da KTM AG

A leveza e a robustez caracterizam a construção desta moto. O quadro, forjado a partir de perfis de aço cromo-molibdénio, oferece uma rigidez longitudinal e torsional excecional, permitindo enfrentar com fiabilidade as exigências das pistas. O subquadro, fabricado em plástico reforçado com fibra de vidro, possibilita ajustar a altura do assento – que varia entre 634 mm e 682 mm – adaptando-se assim ao crescimento do piloto.

Nas rodas, o modelo equipa aros de alumínio anodizado de 12” e 10”, envolvidos por pneus MAXXIS MX-ST, que asseguram uma tração superior em diversas superfícies, contribuindo para a estabilidade em curvas e arrancadas.

A suspensão destaca-se pelo seu desempenho. À frente, o garfo invertido WP XACT, com tubo de 35 mm de diâmetro e um curso de 205 mm, proporciona um conforto e controlo excecionais, permitindo ajustar a mola de ar conforme o peso do jovem condutor. Na parte traseira, o amortecedor WP XACT, com 193 mm de curso, está integrado diretamente no braço oscilante, garantindo uma resposta rápida e uma absorção eficaz das irregularidades do terreno.

O sistema de travagem, composto por discos hidráulicos com 160 mm de diâmetro na frente e atrás, permite uma paragem progressiva e controlada – um aspeto crucial na aprendizagem da utilização correta dos travões.

A ergonomia foi cuidadosamente estudada para adaptar a moto ao piloto em crescimento. O guidão, fabricado em alumínio cónico e equipado com empunhaduras de elevada qualidade, integra um sistema de segurança que inclui uma proteção adicional no suporte. O painel multifuncional, posicionado entre o guidão e o assento, permite selecionar entre seis modos de condução – desde os mais brandos, ideais para principiantes, até aos mais exigentes para a competição – além de exibir o nível de carga da bateria.

Medidas de segurança, como o sensor de capotamento que desliga o motor em caso de queda, e a possibilidade de bloquear os modos de condução mediante um dispositivo colocado sob o assento, reforçam a proteção do jovem piloto.

A energia da KTM SX-E 5 é armazenada numa bateria integrada composta por 84 células de lítio-ion, alojada num robusto invólucro em alumínio fundido. Com um conteúdo energético de 0,907 kWh, esta bateria permite uma autonomia que ultrapassa as duas horas de condução em modo de treino ou cerca de 30 minutos em regime de aceleração máxima, consoante as condições e o terreno. A tecnologia de carregamento rápido possibilita atingir 80% da capacidade em apenas 45 minutos, completando a carga total em 70 minutos.

KTM SX-E 5 surge como uma opção de excelência no segmento das mini-motos elétricas, concebida para os jovens que pretendem combinar a emoção da velocidade com a segurança e a sustentabilidade. Com um motor de elevada eficiência, uma construção robusta e tecnologias de ponta, esta mota posiciona-se não só como uma alternativa aos modelos de combustão interna, mas como uma verdadeira plataforma de preparação para o futuro do motociclismo. Em suma, a SX-E 5 é a aposta ideal para iniciar na pista com controlo, desempenho e responsabilidade ambiental.

Source: KTM

Tags: KTM

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.