• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Segunda-feira, Dezembro 22, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Honda CB1000F: Pode o regresso da «lenda» estar para breve? Tem tudo para dar certo

by Daniel Rhodes
Março 1, 2025
in Novidades - Actualidade
0
Honda CB1000F: Pode o regresso da «lenda» estar para breve? Tem tudo para dar certo

CB1000 Hornet, that can be the «reference» | Source: Honda

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Com a descontinuação da icónica CB1300SF, a Honda prepara-se para preencher o vazio deixado por um dos seus modelos mais emblemáticos. Os rumores sobre um novo modelo, possivelmente designado CB1000F, têm vindo a ganhar força, especialmente com a presença esperada de uma nova CB-F no próximo certame de motas no Japão. A base deste novo modelo? A recentemente lançada CB1000 Hornet.

Apresentada na EICMA 2024 e disponível no Japão desde janeiro de 2025, a CB1000 Hornet representa uma nova abordagem da Honda no segmento das naked desportivas. Com um design arrojado ao estilo streetfighter, a Hornet foi claramente pensada para o mercado europeu. No entanto, o gosto nipónico pelo estilo retro-clássico, evidenciado pelo sucesso da Kawasaki Z900RS, levanta questões sobre se a Honda apostaria num modelo inspirado nas suas clássicas CB-F para conquistar esse público.

RelatedPosts

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

Moto-Volta a Portugal Honda – 5ª Edição chegou ao fim, num evento memorável

Honda atinge meio bilião de motociclos produzidos

A marca já tinha revelado o “CB-F Concept” em 2022, um protótipo que trouxe à memória a era dourada das CB, mas que nunca chegou a ser comercializado. Com a recente confirmação do fim da linha CB1300SF, muitos entusiastas acreditam que a Honda estará pronta para lançar um novo modelo que combine a tecnologia moderna com um design retro icônico.

A CB1000 Hornet utiliza um motor derivado da CBR1000RR de 2017, um bloco tetracilíndrico em linha de 999cc que entrega uma potência e binário robustos. Com um sistema avançado de gestão eletrónica, incluindo modos de condução personalizáveis e controlo de trâo ajustável, a Hornet é uma máquina equilibrada entre potência bruta e sofisticação eletrónica.

Se a nova CB1000F for baseada na Hornet, é provável que herde este motor e sistema eletrónico, talvez com algumas afinações para enfatizar o carácter neo-clássico. A possibilidade de uma versão SP com suspensão Öhlins e travões Brembo pode torná-la ainda mais apelativa para os puristas da performance.

Enquanto a CB1000 Hornet aposta numa estrutura moderna em aço de dupla trave, um eventual modelo CB1000F poderá reinterpretar esse conceito com elementos que remetam para os tempos das CB1100 e CB1300. Uma das principais questões estéticas é o design do depósito de combustível e o tratamento visual do quadro, elementos que serão cruciais para atrair os amantes do estilo clássico sem comprometer a modernidade da máquina.

Outro ponto a considerar é o painel de instrumentos. A Hornet conta com um ecrã TFT de 5 polegadas, repleto de funcionalidades conectadas, mas um modelo CB1000F poderia beneficiar de um painel mais clássico, talvez uma solução híbrida com mostradores analógicos e um pequeno ecrã digital secundário.

Com a crescente procura por motas naked retro de alta cilindrada, a Honda tem a oportunidade de conquistar um segmento que continua a demonstrar grande vitalidade. A CB1000F, caso venha a ser confirmada, terá um papel crucial em manter viva a linhagem CB-F, oferecendo uma alternativa moderna e tecnologicamente avançada, mas com o ADN clássico que tantos motociclistas apreciam.

Com um mercado cada vez mais competitivo e entusiastas à espera de uma sucessora digna da CB1300SF, todas as atenções estarão voltadas para o próximo salão de motas, onde a Honda poderá finalmente revelar a sua próxima grande aposta no segmento naked. O regresso da lenda poderá estar mais próximo do que nunca.

Source: Japan Webike

Tags: HondaHonda CB1000F

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.