Que a marca premium da Loncin, a Voge, tinha um modelo desportivo de 650 cc a caminho era um facto bastante conhecido, e já lhe tínhamos falado dele antes do verão. O modelo tinha o nome provisório de Infinity RR660 e os dados divulgados numa convenção da Voge falavam de 100 cv de potência máxima para o motor de quatro cilindros, que atingia as 13.000 rpm.
Há alguns dias, a moto foi apresentada na sua versão definitiva no salão CIMA, na China, com o sugestivo nome de RR666S, um acrónimo muito agressivo.
Resumindo, a Voge não poupa nas palavras e “bate com o punho na mesa” com uma moto muito completa, capaz de atingir e ultrapassar os 240 km/h, com uma primeira velocidade de mais de 100 km/h em pista e uma aceleração dos 0 aos 100 km/ em 3,5 segundos.
A unidade de controlo de movimento e o ABS em curva estão presentes, com um sistema de travagem dianteiro com pinças radiais Brembo, braço oscilante de uma face, sistema de escape por baixo do motor, amortecedor de direção, suspensão Kayaba, asas aerodinâmicas na carenagem e pneus Pirelli. Ainda não foram anunciados nem o peso nem o preço.
Menos claro é o material do quadro (aço ou alumínio?) e é provavelmente ainda muito cedo para perguntar se a veremos em Portugal: o segmento das superdesportivas de 4 cilindros sofreu grandes impactos na sequência dos regulamentos antipoluição e o mercado parece agora ter-se concentrado nas motos desportivas de 700/900 cc de média cilindrada, com custos acessíveis e um desempenho de cerca de 80/100 cv, muito longe dos mais de 110 cv dos últimos modelos de 600 cc.
Até à data, a única moto superdesportiva de 600 cc “legalizada para a estrada” que esperamos na Europa é a Kawasaki Ninja ZX-6R, um motor de quatro cilindros de 636 cc que zprodu, com o sistema Ram Air sob pressão, 129 cv às 13.000 rpm.