Publicidade
Sábado, 7 de Novembro de 2026 MotoGP em directo
Registo ERC n.º 128284
Motociclismo
Jorge Martín, “Só o Marc pode perder ou ganhar o título”
Desporto

Jorge Martín, “Só o Marc pode perder ou ganhar o título”

Publicado a 7 de Novembro de 2026, às 15h37  ·  4 min de leitura

O pulso fraturado de Jorge Martín continua a marcar a preparação para o MotoGP do Qatar, onde o piloto estima que está a 50%.
A avaliação médica de sexta-feira antecede os treinos, enquanto Martín tenta somar pontos para manter a luta pelo título aberta até Portimão.

O essencial

  • Martín estima que o pulso direito passou de 20% na Malásia para 50% antes do Qatar.
  • Pelo menos 8 pontos garantem que a disputa do título continua até Portimão.
  • A avaliação médica está marcada para sexta-feira, ao meio-dia, antes dos primeiros treinos.

Jorge Martín já tirou o gesso, mas o osso continua fraturado.
Segundo o Crash.net, o piloto da Aprilia sente melhorias no pulso direito antes do Qatar, depois de abandonar a tentativa de regresso na Malásia.
Ainda assim, admite que pode não conseguir completar o fim de semana em Lusail.

Martín precisa de somar pelo menos 8 pontos no Qatar, segundo a Motociclismo apurou, para manter a disputa do título aberta até Portimão.
Esse resultado basta mesmo que Marc Márquez conquiste a pontuação máxima, de acordo com as contas apresentadas pelo Crash.net.
Portimão recebe a penúltima ronda do campeonato.

Pulso fraturado

“Sem o gesso, sinto-me muito melhor”, afirmou o piloto da Aprilia ao MotoGP.com, em declarações reproduzidas pelo Crash.net.
“Sentia muitas dores no pulso porque não estava a fazer exercícios de mobilidade.
Por isso, decidimos com os médicos que a melhor opção era retirar o gesso.”

“Sinto-me muito melhor, estou a recuperar a força.
A situação é o que é, o osso continua fraturado, mas vou tentar pilotar o melhor possível”, explicou Martín.
“Vou tentar pilotar com a dor e veremos se consigo terminar o fim de semana.”

Martín quantificou a evolução desde a tentativa de regresso em Sepang.
“Talvez na Malásia o meu pulso estivesse a 20% e agora esteja a 50%.
Mas, se conseguir aproveitar esses 50% na minha forma de pilotar, talvez seja suficiente para conseguir um bom resultado e somar alguns pontos.
Tudo pode acontecer neste desporto e vamos dar o nosso melhor.”

A luta pelo título

Martín reconhece que já não controla o desfecho da luta pelo campeonato.
“Sem dúvida, só o Marc pode perder ou ganhar o título.
Não depende de mim, mas espero que não o conquiste este fim de semana!”, declarou o piloto da Aprilia.
Na conversa com os jornalistas, acrescentou que o seu principal objetivo é manter a disputa aberta até Valência.

O companheiro de equipa Marco Bezzecchi tem uma ambição semelhante, segundo o Crash.net.
Bezzecchi ocupa o 3.º lugar do campeonato, com mais 23 pontos de atraso para Márquez do que Martín.
“A diferença é bastante grande quando faltam apenas 3 rondas, mas o meu objetivo é ser o mais rápido possível para manter a luta em aberto”, afirmou Bezzecchi.

“Não vai ser fácil.
No ano passado, o Marc foi muito rápido aqui e ganhou as 2 corridas”, recordou o piloto da Aprilia.
“Nós fomos bastante lentos, mas a situação é agora muito diferente e espero que possamos tentar lutar com os pilotos da frente.”

Avaliação antes dos treinos

Antes de tentar somar pontos, Martín tem uma avaliação médica marcada para sexta-feira, ao meio-dia, segundo o Crash.net.
A avaliação está prevista para antes da primeira sessão de treinos do MotoGP do Qatar.

Leia também

Perguntas e respostas

Jorge Martin enfrenta Qatar com o pulso ainda fraturado?

Sim. O osso continua fraturado e Martín estima que o pulso está a 50%. O piloto admite que pode não conseguir completar o fim de semana.

Quantos pontos precisa Martín de somar para levar a luta até Portimão?

Martín precisa de somar pelo menos 8 pontos no Qatar para manter a disputa do título aberta até Portimão. Esse resultado basta mesmo que Marc Márquez conquiste a pontuação máxima.

Quando será a avaliação médica de Jorge Martín?

A avaliação médica está marcada para sexta-feira, ao meio-dia, antes da primeira sessão de treinos do MotoGP do Qatar.

David Varela do Paço

Motociclismo  ·  34 artigos

Para ele, motos e automóveis fazem parte da família. O pai já gostava, e para ele foi o curso natural. Ainda jovem, mas muito apaixonado, segue os passos do pai. Tempos livres, esses, não tem muitos.

Colaborador do Motociclismo. Faz parte da equipa da Rose & Lemon Productions, que produz o Motociclismo, o AutoGear e o M Sports.

Leia também

O essencial das
duas rodas, cada manhã.

Uma carta por dia, com o que saiu e o que interessa.