A gama Evo da Beta está confirmada para 2024 como uma das mais competitivas, atractivas e extensas na categoria Trial, com nada menos que seis modelos diferentes capazes de satisfazer as diversas necessidades de todos os condutores. As novidades introduzidas com o modelo de 2023 são reconfirmadas, mas o impacto estético é atualizado através de um novo grafismo que quebra a tradição do vermelho Beta. A versão 2024 da Evo pode, portanto, ser reconhecida pelo grafismo original com um espírito de corrida, mas ao mesmo tempo elegante.
O vermelho é utilizado para finalizar a base em cinzento e não como elemento principal e realça os volumes da moto. O quadro e o braço oscilante permanecem em cor de alumínio para sublinhar a ligação com o mundo das corridas. A principal novidade do ponto de vista do equipamento técnico diz respeito à introdução da chave eletrónica que desempenha um duplo papel, combinando a inovadora função antirroubo com a utilização mais clássica para a segurança passiva da moto e do condutor, tipicamente representada pelo “Kill-Switch”.
O novo dispositivo eletrónico é uma patente europeia exclusiva registada pela Betamotor (EP3064405B1) e desempenha a função de dispositivo antirroubo e de proteção da moto e do condutor ao mesmo tempo. A chave eletrónica é composta por duas partes: uma que fica fixada no guiador do veículo e outra, magnética (que o condutor pode usar com uma pulseira), que pode ser destacada para ativar o mecanismo. O dispositivo, que foi recentemente introduzido pela primeira vez num modelo Beta com a Xtrainer My 24, desempenha a função de um dispositivo “Kill-Switch” para a segurança da moto e do condutor, desligando a moto quando o ponto de contacto magnético ligado ao pulso e ao guiador do condutor se desconecta.
No entanto, ao contrário de um “Kill-Switch” normal, a nova chave eletrónica também incorpora a função de um dispositivo antirroubo, impedindo que o motor seja ligado quando desligado, devido a uma encriptação que associa exclusivamente a chave à moto, impedindo o roubo do veículo quando deixado sem vigilância.