A BMW GS é inegavelmente a moto de aventura da década, se não das duas últimas, consolidando o seu estatuto como uma das motos mais desejadas atualmente no mercado. E quando a BMW revelou a nova R 1300 GS, esta foi recebida com um feedback positivo, com os entusiastas a citarem o seu desempenho melhorado, tecnologia actualizada e construção mais leve quando comparada com a sua antecessora.
De imediato, a R 1300 GS é uma máquina completamente capaz. E uma seleção de actualizações pode melhorar ligeiramente o seu desempenho a partir do mercado de pós-venda, como a maioria dos proprietários da GS fazem. Mas o que dizer de uma construção totalmente personalizada?
É certo que as motos de aventura não são exatamente escolhas comuns para personalizações, mas a VTR Motorrad, uma oficina suíça especializada em tudo o que é BMW, não concorda com isso. A R 1301 é uma moto de aventura personalizada como nenhuma outra.
A R 1301 é, alegadamente, a primeira construção personalizada de sempre baseada na nova moto de aventura, e é nada menos do que uma máquina fascinante. Captura a essência de várias disciplinas do motociclismo, com a sua carenagem radical e postura atlética a transmitir vibrações de supermoto, e o seu aspeto leve a transformá-la numa naked streetfighter.
No entanto, por baixo de tudo isto, a R 1301 continua a ser uma ADV, uma vez que mantém a sua roda dianteira de 19 polegadas. Na dianteira, também mantém o para-brisas fumado, enquanto os protectores de mão e os espelhos retrovisores foram eliminados para um visual mais desportivo e mais focado na estrada. O guarda-lamas dianteiro também foi recortado para dar um aspeto mais desportivo. Na parte de trás, a R 1301 tem uma secção traseira personalizada, à semelhança de uma moto desportiva ou naked.
A R 1301 tem jantes de alumínio forjado com pneus Metzeler M9 RR – o que sugere que esta moto personalizada não foi concebida apenas para ter um aspeto fantástico. Um escape Akrapovic também se junta à festa e, para completar, a R 1301 personalizada é decorada com as cores M da BMW, com um assento personalizado inspirado na supermoto, criado pelo especialista suíço Yves Knobel.
Um trabalho de personalização tão extenso não sai de forma alguma barato e a R 1301 terá custado 15.000 francos suíços, ou seja, cerca de 15 617,46€.