• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

MV Agusta regressa ao controlo integral enquanto KTM anuncia medidas de reestruturação

by Daniel Rhodes
Fevereiro 11, 2025
in Novidades - Actualidade
0
MV Agusta regressa ao controlo integral enquanto KTM anuncia medidas de reestruturação

Source: MV Agusta F3 Competizione | MV Agusta website

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Menos de um ano após a Pierer Mobility AG ter adquirido a maioria do capital da MV Agusta, a marca italiana reganha agora controlo integral, com a venda efetuada para a Art of Mobility S.A., empresa gerida pela família Sardarov. Esta transacção surge num contexto de grave reestruturação para a KTM, cujo futuro será clarificado no final de fevereiro.

A operação foi concebida como uma solução para permitir que a Pierer se focasse na sustentabilidade financeira da sua marca em dificuldades. Desde novembro do ano passado, quando a situação económica da KTM se tornou evidente com a abertura de processos de insolvência para a empresa e duas das suas subsidiárias, rumores sobre a venda da MV Agusta circulavam. A MV, adquirida pela Pierer em duas fases (25,1% em novembro de 2022 e mais 25% em 2024), revela-se uma marca suficientemente autónoma, uma vez que o seu modelo não se baseia em componentes ou designs da KTM, o que facilitou a sua separação.

RelatedPosts

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

KTM está de volta e celebra nova fase da vida, em vídeo

Bajaj oficializada como principal investidora no salvamento da KTM AG

O negócio foi fechado pela Art of Mobility S.A., que pagou um valor que, de acordo com a Pierer, situa-se ‘na faixa dos milhões de euros com dois dígitos médios’. Durante o breve período sob o comando da Pierer, as vendas da MV Agusta registaram um crescimento notório – um salto de 116% em 2024 face a 2023. Segundo o CEO da Art of Mobility, Timur Sardarov, a rede global da marca, atualmente com 219 pontos de venda, irá expandir para cerca de 270 antes do final de 2025, mantendo a continuidade das operações e aposta na excelência.

‘Este é um momento de orgulho para todos nós na MV Agusta. Retomar o controlo total da empresa fortalece-nos e permite-nos concentrar ainda mais na excelência. Confio plenamente na nossa equipa de liderança e na dedicação da nossa rede de concessionárias, que certamente levarão a MV Agusta a novos patamares’ afirmou Timur Sardarov.

Simultaneamente, a KTM enfrenta uma profunda reestruturação. Em audiência no Tribunal Regional de Ried im Innkreis, na Áustria, revelaram-se níveis preocupantes de endividamento. A AKV Europa, entidade de proteção de credores, indicou que os créditos acumulados rondam os 2,17 mil milhões de euros, dos quais 1,7 mil milhões foram reconhecidos, com montantes adicionais ainda em litígio. Subsidiárias como a KTM Components GmbH e a KTM F&E GmbH registaram também reivindicações que, em conjunto, elevam o total para perto dos 2,4 mil milhões de euros.

No mesmo dia, a Pierer Mobility AG divulgou os resultados preliminares de 2024, informando que o seu volume de negócios caiu 29% para cerca de 1,9 mil milhões de euros. As vendas de motocicletas aos concessionários diminuíram 21% (292.497 unidades) e a produção foi reduzida para 230.000 unidades, numa tentativa de diminuir o elevado stock de veículos não vendidos. Apesar de uma queda de 18% no inventário, a procura pelos clientes manteve-se estável, rondando as 268.000 unidades vendidas.

Para além da redução do excesso de stock, a KTM necessita de investimento externo para assegurar que o seu plano de reestruturação cumpra o requisito mínimo de que os credores recebam, pelo menos, 30% dos montantes devidos. Segundo a Pierer, várias propostas de investidores foram apresentadas e, com base nelas, a empresa e as suas subsidiárias poderão ser financiadas até à extensão estatutária. Entre os potenciais investidores destacam-se o acionista Bajaj, a parceria chinesa CFMoto e, possivelmente, o grupo de investimento FountainVest, sediado em Hong Kong.

O próximo marco é o encontro agendado para 25 de fevereiro, onde o plano de reestruturação da KTM será detalhado e se espera que surjam mais informações sobre os investidores interessados. Contudo, a situação já impõe desafios significativos, tendo sido confirmados cerca de 300 despedimentos recentes, para além dos cortes anteriores.

A trajetória da KTM, que se consolidou como uma das maiores referências na indústria motociclista europeia, passou por momentos difíceis, marcados pelos impactos da pandemia de COVID-19, interrupções na produção e investimentos ambiciosos que coincidiram com uma inesperada queda na procura. Hoje, com a marca a celebrar lançamentos de novos modelos, como o 125 e o 390 SMC R, e mantendo compromissos contratuais no MotoGP até 2026, o futuro da KTM dependerá crucialmente do êxito da sua reestruturação e da capacidade de atrair novos investidores.

A reestruturação da Pierer Mobility e da sua principal subsidiária, a KTM, encontra-se num dos momentos mais críticos, e o desenrolar dos próximos meses será decisivo para determinar se a marca poderá retomar a senda do crescimento ou se o recesso para um futuro incerto se concretiza.

Source: Cycleworld

Tags: KTMMV AgustaPierer Mobility AG

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.