Apesar de ser um dos maiores fabricantes de motos da Índia, a Hero MotoCorp tem-se concentrado predominantemente nos segmentos económico e utilitário. De facto, embora estas motos representem a maior parte do mercado de motos na Índia, não se pode negar que um segmento premium em rápido crescimento pode ser uma oportunidade perdida para uma empresa como a Hero.
Na verdade, a Hero MotoCorp está a tomar medidas para desenvolver uma presença mais forte na gama premium. Niranjan Gupta, o CEO da empresa, afirmou recentemente num artigo da AutoCar India, que o mercado de motos premium está a crescer ao “dobro do ritmo do mercado de motos convencionais”. Como tal, a Hero está determinada a lançar uma vasta seleção de modelos premium com melhor desempenho e tecnologia melhorada. Já estamos a ver o início disso com a recém-lançada Karizma XMR, bem como, claro, a parceria da marca com a Harley-Davidson na forma da X440
Por falar nisso, para além dos modelos recentemente lançados, a Hero MotoCorp está a desenvolver mais quatro modelos – dois dos quais serão derivados da marca Harley X440, enquanto outros dois se enquadrarão no chamado segmento “core premium” da marca. Atualmente, a gama premium da Hero, para além do Karizma XMR e da Harley X440, consiste na linha XPulse 200. A XPulse 200 4V é um modelo dual-sport robusto e de estilo aventura, enquanto a Xpulse 200T é uma moto de estrada com um estilo de inspiração retro.
Então, o que é que a Hero MotoCorp vai fazer a seguir? Bem, a marca planeia abrir 100 concessionários exclusivos para a sua gama de modelos premium, bem como atualizar a sua rede de concessionários existente, composta por 500 pontos de venda. Tudo isto está previsto no “Hero 2.0 Retail Plan” da empresa.
Poderá um destes novos modelos premium chegar à Europa?