O segmento das ADV de média cilindrada está a crescer, uma vez que existem inúmeras opções de todos os tipos de fabricantes. Com motos como a Yamaha Tenere 700, a Honda Transalp e a Ducati DesertX a estabelecerem o nível, todos querem entrar no segmento em ascensão. Como tal, muitos novos intervenientes entraram no mercado – surpreendentemente, alguns da China.
E, embora tenhamos falado muito de marcas como a CFMOTO e a QJ Motor, há ainda outro fabricante chinês que está determinado a dinamizar o mercado de média cilindrada nos EUA e, também na Europa: a Kove Moto.
Com a sua estreia mundial em 2022, a empresa chinesa deu passos importantes no mercado mundial e competiu no Dakar, tendo-se já instalado nos EUA e preparando-se para lançar a nova moto de aventura 800X da marca
A Kove Moto 800X segue a mesma fórmula que o resto do segmento ADV de média cilindrada, com um bicilindrico de 799 cc que produz 94 cv de potência e 79.9 Nm de binário.
É também extremamente leve, com a Kove Moto a afirmar que pesa 162.3 kg com um litro de combustível no depósito – uma forma interessante de medir o peso.
No que diz respeito à suspensão, a Kove Moto 800X Rally conta com uma forquilha robusta de 49 mm à frente e um monoamortecedor traseiro equipado com um link. Com uma distância ao solo de quase 30 cm, é mais do que capaz de lidar com tudo, desde os saltos até aos trilhos técnicos na floresta. Para além disso, a moto tem modos de condução Eco e Sport, permitindo ao condutor adaptar o desempenho às suas necessidades e preferências. E cada um deles pode ser alternado através de um ecrã TFT a cores.
Escusado será dizer que a Kove Moto 800X Rally é uma moto especializada. E, francamente, nem todos os pilotos de aventura precisam de tanta tecnologia. Como tal, a Kove também está a introduzir a 800X Adventure Pro, baseada na mesma arquitetura que a Rally, embora sem alguns dos pormenores extravagantes, como a tecnologia de corrida ECU da Rally, e com uma suspensão mais curta, resultando numa altura de assento mais baixa. Para maior comodidade na estrada, inclui ABS, controlo de tração e cruise control. Tem também travões de disco duplos à frente e um compartimento para bagagem atrás, para uma maior capacidade de turismo.
Os novos intervenientes no mercado das motos, independentemente da sua origem, são sempre uma mais-valia. São a prova viva de que a indústria das motos e dos desportos motorizados está viva e de boa saúde. À medida que a tecnologia continua a avançar, vemos cada vez mais concorrentes sérios de todos os tipos de fabricantes chineses, e a Kove não é exceção.
Mantenham os olhos abertos, pois marcas como a Kove estão certamente a preparar algo em grande e, quem sabe, se este modelo chegará à Europa.