• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Equipamento

Showa e Nissin revolucionam o mercado com inovação inédita: pinça e garfo de moto numa só peça

by Daniel Rhodes
Janeiro 20, 2025
in Equipamento, Novidades - Actualidade
0
Showa e Nissin revolucionam o mercado com inovação inédita: pinça e garfo de moto numa só peça

Source: Todocircuito

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

No universo das moto, os avanços tecnológicos tendem a surgir de forma gradual. Contudo, a recente colaboração entre Showa e Nissin pode vir a ser um marco na história da engenharia motociclista. As duas prestigiadas marcas uniram esforços para desenvolver uma garfo e uma pinça de travão integradas numa única peça, uma inovação que promete elevar os padrões de rigidez, melhorar a dissipação de calor e reduzir o peso das motos. Sob a supervisão da Hitachi Astemo, este projeto vanguardista foi inicialmente apresentado na EICMA de Milão, onde passou algo despercebido, mas agora começa a captar a atenção da indústria.

O novo design rompe com décadas de tradição, onde as pinças de travão eram montadas de forma radial e fixadas ao garfo através de dois parafusos. Este método, até agora nunca questionado, é agora desafiado pela abordagem integrada de Hitachi Astemo. A novidade consiste em mecanizar o garfo e a pinça a partir de um único bloco, aumentando o contacto entre ambas as peças. Esta configuração não só melhora a rigidez geral do sistema como facilita a dissipação do calor, uma vantagem crucial para o desempenho do travão.

RelatedPosts

Inovadoras configurações de arrefecimento dos travões em estudo: A redefinição do garfo inferior

De acordo com os dados técnicos fornecidos, o novo sistema reduz em 5% o calor gerado na pinça de travão, o que pode ser determinante para a manutenção de uma performance de travagem consistente. Além disso, o conjunto é 200 gramas mais leve do que os sistemas tradicionais, uma característica sempre apreciada no competitivo mundo do motociclismo, onde cada grama conta para o desempenho.

Contudo, apesar das promessas deste avanço tecnológico, surgem algumas questões sobre a sua aplicabilidade no dia-a-dia. A integração das peças pode complicar o processo de manutenção, nomeadamente na substituição das pastilhas de travão ou em ajustes rotineiros. Assim, resta saber se esta solução será verdadeiramente prática ou se ficará relegada a uma inovação curiosa, mas pouco funcional.

Showa e Nissin apostaram forte nesta inovação, e a indústria aguarda com expectativa para ver se este sistema estabelecerá um novo padrão ou se se tornará numa peça de engenharia destinada a poucos. Uma coisa é certa: quando gigantes da indústria se unem para inovar, o resultado tende a ser promissor.

Source: todocirtuito

Tags: NissinShowa

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.