Johann Zarco esteve em destaque em MotorLand Aragón ao terminar o primeiro dia na décima posição da tabela de tempos, garantindo assim a presença direta na Q2 e assumindo-se como o melhor piloto da Honda. O francês, que regressou à competição após três meses de ausência devido ao grave acidente sofrido em Barcelona, mostrou desde cedo um ritmo competitivo.
Zarco terminou o dia satisfeito com o desempenho apresentado. «Foi um bom dia. Desde a primeira volta senti-me bem. Fui o primeiro a sair para a pista esta manhã e isso surpreendeu-me, porque não esperava ser o primeiro. Talvez estivesse com demasiada vontade de pilotar e tenha saído cedo demais», começou por explicar.
«Mas rapidamente percebi que a velocidade estava lá, de uma forma um pouco diferente daquilo que sentia anteriormente. Isso foi muito agradável, porque é um sinal de que existem algumas soluções que podemos encontrar para melhorar com esta moto», acrescentou o piloto da LCR Honda.
Relativamente à condição física, Zarco explicou que não sentiu dores significativas na perna, embora reconheça que os músculos ainda precisam de algum tempo para voltar a adaptar-se à posição exigida pela moto.
«Vou fazer outra boa massagem às pernas esta noite para as relaxar, porque as cãibras podem tornar-se um problema. Ainda assim, esta tarde o ritmo tornou-se rapidamente mais rápido e intenso», explicou.
Zarco comentou também a estratégia utilizada durante a sessão, revelando que aproveitou a referência de Álex Márquez numa das suas tentativas de volta rápida.
«No final do treino fiquei atrás do Álex Márquez, que era o piloto perfeito para seguir. Mas não fui suficientemente rápido e ele fez um excelente tempo. Com o último pneu, convenci-me de que não conseguiria seguir o piloto que queria. Depois pensei: “Bem, vou tentar.” E funcionou», revelou.
Questionado sobre o significado de regressar diretamente ao top 10, Zarco não escondeu a satisfação. «Orgulhoso, não, mas muito feliz por voltar a estar aqui. Estar entre os dez primeiros é um dos objetivos do trabalho de um fim de semana. É bom regressar e poder dizer: “Estou aqui.” O meu ego hoje ficou bastante satisfeito», afirmou.
O resultado ganha ainda maior importância tendo em conta o longo período de ausência do francês, embora Fermín Aldeguer, também de regresso após lesão, tenha conseguido terminar o dia numa destacada quinta posição.
Para sábado, Zarco já definiu um objetivo ambicioso. «Gostaria de estar nas duas primeiras filas amanhã, porque assim teremos uma oportunidade de fazer uma boa corrida Sprint. Mas não sei como podemos chegar ao 1:45», admitiu.
Depois de três meses afastado da competição, Zarco deixou assim indicações muito positivas no primeiro dia em MotorLand Aragón. A entrada direta na Q2 confirma um regresso competitivo, embora o francês reconheça que ainda existe trabalho a fazer tanto na adaptação física como na procura de mais velocidade com a Honda.


