Clermont-Ferrand acolhe, pela primeira vez, uma ronda do Campeonato Mundial de X-Trial da FIM esta sexta-feira, prometendo uma noite emocionante no Zénith d’Auvergne, com início às 20h00.
O dezoito vezes campeão mundial Toni Bou (Repsol Honda Trial Team) e Jaime Busto (GasGas), duas vezes vice-campeão mundial, chegam a esta terceira etapa empatados em pontos. Busto venceu a prova inaugural em Madrid, com Bou em segundo lugar, enquanto na etapa de Chambéry, Bou reverteu a situação, ficando no topo do pódio. Ambos acumulam 35 pontos e disputarão o desempate em solo francês.
Adam Raga (Sherco), atualmente em terceiro lugar, encontra-se numa temporada de despedida e já garantiu duas finais consecutivas e um pódio. Raga tem três pontos de vantagem sobre Gabriel Marcelli (Repsol Honda Trial Team), que ocupa o quarto lugar. Após um início difícil em Madrid, Marcelli recuperou em Chambéry, onde conquistou o terceiro lugar no pódio, ficando a apenas um ponto do segundo lugar.
O francês Benoit Bincaz (Sherco) procura regressar à final depois de ter falhado a presença na última ronda, e espera competir por um lugar no Top 3, tal como conseguiu em Madrid. Grattarola (Beta) regressa após uma temporada de 2024 desapontante, na qual não conseguiu destacar-se depois de um quarto lugar na abertura em Barcelona. Paralelamente, os jovens talentos Dufrese (Beta) e Green (Scorpa) continuam a evoluir numa disciplina tão exigente e espetacular como o X-Trial.
A competição decorre num recinto reconhecido pelo Ministério da Cultura francês, que já acolheu diversos eventos desportivos, incluindo a Taça Davis e o arranque do rali Paris-Dakar, bem como concertos de estrelas internacionais como Lenny Kravitz, Bob Dylan, Scorpions, Mark Knopfler e Ed Sheeran.