Michael Docherty estreou-se esta quarta-feira a ganhar uma etapa no Dakar. Na décima tirada, o piloto conseguiu ser o mais veloz entre as dunas na chegada ao Empty Quarter, batendo Rui Gonçalves (Sherco) por 1m20s. É 15.º na geral.
O homem da BAS World KTM afirmou ao site da prova: ‘Desfrutei de voltar às dunas. É como aquilo que estive à espera todo o Dakar, são as dunas. Embora tenha sido curta, foi bom voltar. Tive uma queda, que magoou um bocado mais o meu ombro, mas simplesmente ataquei e estive a tentar fazer o meu melhor tempo hoje. Pelo menos tentar obter algo bom deste Dakar, como uma vitória em etapa’.
Esta vitória deixa Docherty com a tarefa de ser o primeiro em estrada amanhã, mas é algo que encara com entusiasmo: ‘Não tenho nada a perder. Estou contente por abrir amanhã. Gosto de fazer navegação nas dunas. Então, estou entusiasmado por essa experiência, e falta mais um dia grande’.
O sul-africano comentou ainda a areia macia que se encontra nestas etapas de dunas: ‘Existiram muitas partes macias que te apanhavam de surpresa um bocado. Estás a pilotar e, de repente, só areia macia e és atirado contra o guiador. Então, tens de ter muito cuidado com isso. Penso que amanhã vai ser ainda pior. Portanto, só tenho de pilotar no meu próprio ritmo e desfrutar’.