• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 7, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

A raridade (e excelência) dos motores de seis cilindros em motociclos

by Daniel Rhodes
Janeiro 14, 2025
in Novidades - Actualidade
0
A raridade (e excelência) dos motores de seis cilindros em motociclos

Source: Honda | Gold Wing Tour DCT 2024

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Os motores de seis cilindros em motos são adorados por diversas razões, mas a sua raridade também é uma realidade e isso deve-se a uma combinação de fatores técnicos, económicos e práticos, num tema que iremos explicar.

Vamos por partes. Interessa antes de mais entender por que razão os motores a seis cilindros se destacam perante os demais, e se com mais cilindros isso não torna tudo igualmente mais difícil de gerir no que toca ao funcionamento dos componentes internos. É um daqueles casos em que menos é, afinal, mais?

RelatedPosts

No Content Available

Mas por que motivos os motores de seis cilindros são bons?

Suavidade e equilíbrio: Os motores de seis cilindros oferecem uma suavidade excecional. A sequência de ignição mais equilibrada reduz vibrações e proporciona uma entrega de potência muito linear, o que torna a pilotagem mais confortável e agradável.

Potência: Geralmente produzem mais potência e torque do que motores com menos cilindros, permitindo um desempenho superior, especialmente em altas rotações.

Som: O som é algo que a maior parte dos motociclistas gosta, e quanto mais cilindros, mais barulho. Um motor de seis cilindros é único e altamente valorizado pelos entusiastas, sendo frequentemente descrito como «musical» ou até um som «atraente».

    Por que são tão raros?

    Tamanho e peso: Motores de seis cilindros são maiores e mais pesados do que motores de dois, três ou quatro cilindros. Isso pode afetar a manobrabilidade da moto e torná-la menos prática para muitos tipos de uso, especialmente em ambientes urbanos ou para pilotagem desportiva onde peso e tamanho são cruciais.

    Complexidade e custo: Construir um motor de seis cilindros é mais complexo e caro. Mais componentes significam mais materiais, mais horas de trabalho e, geralmente, custos de manutenção mais altos.

    Procura do mercado: A maioria dos motociclistas prefere motos mais leves, ágeis e económicas. Isso limita o mercado para motos de seis cilindros, que acabam sendo nicho, focadas mais em modelos touring ou de luxo.

    Eficiência de combustível: Motores maiores e mais complexos tendem a ser menos eficientes em termos de consumo de combustível, o que também é um fator limitante para muitos compradores.

      Por esses motivos, fabricantes reservam motores de seis cilindros para modelos especiais, como a Honda Gold Wing ou a BMW K1600, que são voltados para longas viagens e luxo, onde o conforto e a potência são mais valorizados que a leveza e a agilidade.

      Hoje em dia aliás, até a mais alta competição opta em regra geral pelos motores de quatro cilindros que é tipo, na generalidade, como o motor mais equilibrado em termos de performance – custo – manutenção.

      Tags: Motores

      Related

      General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

      by Daniel Rhodes
      Dezembro 2, 2025
      0
      General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

      A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

      Read moreDetails

      Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

      by Redação
      Julho 31, 2025
      0
      Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

      A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

      Read moreDetails

      Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

      by Bernhard Cousin
      Maio 26, 2025
      0
      Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

      A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

      Read moreDetails

      KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

      by Bernhard Cousin
      Maio 26, 2025
      0
      KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

      O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

      Read moreDetails

      Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

      by Bernhard Cousin
      Maio 26, 2025
      0
      Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

      A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

      Read moreDetails

      Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

      by Daniel Rhodes
      Maio 26, 2025
      0
      Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

      A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

      Read moreDetails

      Deixe um comentário Cancelar resposta

      O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

      • Ficha Técnica
      • Estatuto Editorial
      • Informação Legal
      • Política de Privacidade
      • Termos e Condições
      • Tabelas de Publicidade

      © 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

      Welcome Back!

      Login to your account below

      Forgotten Password?

      Retrieve your password

      Please enter your username or email address to reset your password.

      Log In
      No Result
      View All Result
      • Novidades – Actualidade
      • Desporto
      • Ensaios e Comparativos
      • Equipamento
      • Revista Motociclismo
      • Troféu Yamaha

      © 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.