• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Sábado, Dezembro 27, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Novidades - Actualidade

Motor elétrico de 1.000 cavalos com base em motor de moto não é ficção: conheça a ingenuidade da Donut Lab

by Daniel Rhodes
Janeiro 11, 2025
in Novidades - Actualidade
0
Motor elétrico de 1.000 cavalos com base em motor de moto não é ficção: conheça a ingenuidade da Donut Lab

Source: Rideapart

0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Não há dúvida de que os motores elétricos conseguem oferecer uma enorme potência a partir de um pacote compacto. A densidade de potência é verdadeiramente impressionante. Basta olhar para a Stark Varg, que entrega 80 cavalos de potência com um peso total da moto incrivelmente baixo.

Ainda há obstáculos a superar, como a densidade da autonomia, a infraestrutura de carregamento e outros desafios, mas os ganhos em potência a partir de pequenas unidades elétricas superam facilmente os motores de combustão interna. Uma prova evidente disso é o novo motor elétrico integrado no cubo da Donut Lab, reconhecido pelo trabalho anterior com as motos da Verge Motorcycles.

RelatedPosts

Aleix Espargaró coloca à venda a sua Aprilia RS-GP20 de MotoGP num leilão que promete ser bastante concorrido

Maverick Viñales confessa: “Arrependo-me de ter saído da Yamaha para a Aprilia!”

Jonathan Rea: uma carreira marcada pela qualidade dos rivais e pelo domínio no WorldSBK

Quão denso em potência é este motor? Imagine um motor de apenas 40 quilos que gera quase 1.000 cavalos de potência. Impressionante, não é?

O novo motor da Donut Lab foi apresentado na Consumer Electronics Show (CES) deste ano, em Las Vegas, onde a empresa exibiu a sua tecnologia. Este motor no cubo é semelhante ao desenvolvido para a Verge, mas muito mais potente e, ainda assim, leve em comparação com os motores de combustão interna e outros motores elétricos disponíveis no mercado.

As especificações deste pequeno motor destacam a disparidade entre potência e peso: com apenas 40 quilos, gera 856 cavalos de potência. Obviamente, é potência a mais para uma moto convencional, mas uma versão reduzida poderia revolucionar o mercado de motos, UTVs, ATVs, motas de neve e veículos aquáticos pessoais (PWC). Imagine um Polaris RZR, um Can-Am Outlander, ou uma BMW GS com uma versão mais leve deste motor, oferecendo cerca de 300 cavalos? Seria uma revolução.

Este é precisamente o objetivo da Donut Lab: simplificar o processo para os fabricantes. A ideia é construir o motor, a bateria, a unidade de controlo e o software, reduzindo os custos de investigação e desenvolvimento e oferecendo aos fabricantes uma solução robusta e pronta a usar. Segundo o site da empresa, “Apoiada por uma equipa de engenheiros, designers e especialistas da indústria com uma visão inovadora, a Donut Lab foca-se no desenvolvimento de soluções que redefinem a simplicidade, aumentam o desempenho e minimizam a manutenção. Através de colaborações com parceiros líderes, estamos a criar um ecossistema coeso que transforma a mobilidade elétrica, oferecendo soluções versáteis para indústrias que vão desde a automóvel até à aviação e robótica.”

O motor da Donut Lab já está em uso nas motos Verge, que lançaram os modelos TS no ano passado. Estas motos têm cerca de 200 cavalos de potência e uma autonomia de até 370 quilómetros, dependendo das condições e do tipo de condução. Mas o potencial do motor da Donut Lab, como se vê nas motos da Verge, é evidente.

Related

General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

by Daniel Rhodes
Dezembro 2, 2025
0
General Motors volta a olhar para os motores a dois tempos com nova patente que pode mudar tudo

A General Motors surpreende a indústria ao registar um novo patente para um motor a dois tempos, reacendendo o debate em torno de um formato que muitos entusiastas...

Read moreDetails

Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

by Redação
Julho 31, 2025
0
Melhor do que nunca! Suzuki celebra 40 anos da GSX-R com uma edição refinada da lendária GSX-R1000R

A Suzuki apresentou oficialmente a nova GSX-R1000R 2025, uma superdesportiva que representa o culminar de 40 anos de engenharia dedicada à alta performance. Desde a sua estreia, em...

Read moreDetails

Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Marco histórico na Ducati: produção da Desmo450 MX começou

A Ducati escreveu uma nova página na sua história, com a primeira Desmo450 MX a sair oficialmente da linha de produção. Este é o novo modelo de motocross...

Read moreDetails

KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
KTM AG fica na Áustria mesmo com a Bajaj: ‘Não teriam pago 800 milhões de euros se planeassem relocalizar’

O pagamento do estipulado aos credores salvou a KTM AG, que assim poderá manter as suas atividades no futuro e procurar voltar a prosperar do ponto de vista...

Read moreDetails

Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

by Bernhard Cousin
Maio 26, 2025
0
Honda atinge 500 milhões de unidades e sublinha: ‘Continuará a ser o negócio nuclear da empresa’

A Honda atingiu recentemente a marca histórica do meio bilião (500 milhões) de motociclos produzidos desde que foi fundada em 1948 – dando continuidade ao seu crescimento desde...

Read moreDetails

Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

by Daniel Rhodes
Maio 26, 2025
0
Ducati Sea to Sea 2025: Um caso de sucesso verdadeiramente apaixonante!

A primeira edição do evento premium "Sea to Sea" da Ducati conquistou definitivamente os participantes, proporcionando uma experiência motociclística única que atravessou a Península Ibérica de costa a...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.