• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Domingo, Dezembro 7, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

MotoGP 2024 em análise: Um ano difícil com um final mais encorajador de Álex Rins

by Redação
Dezembro 26, 2024
in Desporto
0
MotoGP 2024 em análise: Um ano difícil com um final mais encorajador de Álex Rins
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Álex Rins decidiu mudar-se para a equipa de fábrica da Yamaha na época de 2024 do MotoGP, depois de apenas um ano na LCR Honda. A tarefa não foi fácil, tendo não só de se adaptar, como também enfrentar uma YZR-M1 que foi das motos menos competitivas do ano.

Não pontuar foi uma constante

O espanhol, que em 2023 sofreu uma grave lesão numa perna, começou o ano apto fisicamente, mas a moto não lhe facilitou a tarefa. De facto, nem conseguiu pontuar regularmente, havendo alguma inconsistência e até abandonos.

RelatedPosts

Yamaha abandona o mítico inline-four no MotoGP: Poderá ser o prenúncio de uma nova R1 com motor V4?

Verge TS Pro: A hyper-naked finlandesa, bem ousada e que reinventa convenções

VÍDEO – KTM já testa a moto de 850 cc para o MotoGP de 2027

Antes da pausa de verão, só conseguiu ficar quatro vezes nos pontos, sendo dois 13.º lugares os melhores resultados. Um pulso fraturado no GP dos Países Baixos impediu-o de competir na Alemanha e Grã-Bretanha. Mais tarde, uma gripe afastou-o do GP da Emília Romanha.

Mas a fase final da época trouxe alguns momentos mais encorajadores a Rins. Parece ter havido uma melhoria em qualificação, assim como em corrida – particularmente no GP da Malásia, onde obteve o seu melhor resultado do ano sendo oitavo.

Contas feitas, Rins ficou com apenas 31 pontos, conseguidos em oito rondas diferentes (nas outras nove que disputou ficou a zeros, acrescentando-se três ausências). Acabou em 18.º, com os mesmos pontos de Takaaki Nakagami.

O ponto forte

Apesar de estar numa situação desfavorável, ao longo do ano Álex Rins parece ter sempre mantido a serenidade na sua forma de agir dentro e fora de pista, além de não se deixar afetar pela frustração.

O ponto fraco

Apesar de a Yamaha YZR-M1 ser uma das motos menos competitiva, conseguiu resultados consideravelmente melhores nas mãos de Quartararo. É certo que Rins tem uma forma de pilotar diferente e teve de passar por um processo de adaptação. Mas poderá também ter sido afetado pelos índices de confiança, depois da grave lesão sofrida em 2023?

O melhor momento

O oitavo lugar em Sepang mostrou que Rins pode ser competitivo também na Yamaha – desde que as condições e o material estejam a funcionar bem. Ficou dois lugares atrás do colega, Fabio Quartararo, numa das prestações que teve mais perto do francês em 2024.

O pior momento

O pulso fraturado no GP dos Países Baixos foi o momento mais complicado para Rins. Uma lesão complicada que o afastou de duas rondas e, mais importante, pode ter tido algum impacto nos seus índices de confiança a meio da época.

Related

VÍDEO – KTM já testa a moto de 850 cc para o MotoGP de 2027

by Redação
Dezembro 6, 2025
0
VÍDEO – KTM já testa a moto de 850 cc para o MotoGP de 2027

A KTM prepara o futuro: primeiro olhar sobre a inovadora moto de 850 cc para o MotoGP 2027! A KTM tornou-se oficialmente o primeiro fabricante a revelar a...

Read moreDetails

O domínio de Marc Márquez no MotoGP 2025: e se ele não tivesse corrido?

by Redação
Dezembro 6, 2025
0
O domínio de Marc Márquez no MotoGP 2025: e se ele não tivesse corrido?

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
Trial de Penela coroou Campeões Nacionais 2025

A quinta e última ronda do Campeonato Nacional de Trial 2025 teve lugar em Penela no passado dia 1 de dezembro, coroando assim os novos Campeões Nacionais e...

Read moreDetails

CF Moto quer Mundial de Superbikes em 2028

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
CF Moto quer Mundial de Superbikes em 2028

Após ter 'chocado' o mundo ao apresentar a V4 SR-RR no recente EICMA em Milão os chineses da CF Moto estão já a preparar o desenvolvimento da moto...

Read moreDetails

BMW e Honda com apenas duas motos nas SBK

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
BMW e Honda com apenas duas motos nas SBK

Com as inscrições para o mundial Superbike 2026 já encerradas salta de imediato à vista a ausência da equipa da MIE Racing e a entrada da formação de...

Read moreDetails

O MotoGP enfrenta mudança significativa com a saída do diretor comercial Dan Rossomondo

by Redação
Dezembro 5, 2025
0
O MotoGP enfrenta mudança significativa com a saída do diretor comercial Dan Rossomondo

Dan Rossomondo abandona um cargo chave do MotoGP num momento em que este está a "trocar de mãos".justamente quando o campeonato ganha impulso! Dan Rossomondo, o cérebro comercial...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Ensaios e Comparativos
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.