• Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade
Terça-feira, Novembro 18, 2025
  • Login
Motociclismo
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha
No Result
View All Result
Motociclismo
No Result
View All Result
ADVERTISEMENT
Home Desporto

MotoGP 2024 em análise: Um ano difícil com um final mais encorajador de Álex Rins

by Redação
Dezembro 26, 2024
in Desporto
0
MotoGP 2024 em análise: Um ano difícil com um final mais encorajador de Álex Rins
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Álex Rins decidiu mudar-se para a equipa de fábrica da Yamaha na época de 2024 do MotoGP, depois de apenas um ano na LCR Honda. A tarefa não foi fácil, tendo não só de se adaptar, como também enfrentar uma YZR-M1 que foi das motos menos competitivas do ano.

Não pontuar foi uma constante

O espanhol, que em 2023 sofreu uma grave lesão numa perna, começou o ano apto fisicamente, mas a moto não lhe facilitou a tarefa. De facto, nem conseguiu pontuar regularmente, havendo alguma inconsistência e até abandonos.

RelatedPosts

A primeira custom da marca: Voge apresentou a nova CU625

Kawasaki apresenta a nova KLE500: «A vida é um rali, vive-a na estrada»

Triumph no grande ecrã com Springsteen: Deliver Me From Nowhere

Antes da pausa de verão, só conseguiu ficar quatro vezes nos pontos, sendo dois 13.º lugares os melhores resultados. Um pulso fraturado no GP dos Países Baixos impediu-o de competir na Alemanha e Grã-Bretanha. Mais tarde, uma gripe afastou-o do GP da Emília Romanha.

Mas a fase final da época trouxe alguns momentos mais encorajadores a Rins. Parece ter havido uma melhoria em qualificação, assim como em corrida – particularmente no GP da Malásia, onde obteve o seu melhor resultado do ano sendo oitavo.

Contas feitas, Rins ficou com apenas 31 pontos, conseguidos em oito rondas diferentes (nas outras nove que disputou ficou a zeros, acrescentando-se três ausências). Acabou em 18.º, com os mesmos pontos de Takaaki Nakagami.

O ponto forte

Apesar de estar numa situação desfavorável, ao longo do ano Álex Rins parece ter sempre mantido a serenidade na sua forma de agir dentro e fora de pista, além de não se deixar afetar pela frustração.

O ponto fraco

Apesar de a Yamaha YZR-M1 ser uma das motos menos competitiva, conseguiu resultados consideravelmente melhores nas mãos de Quartararo. É certo que Rins tem uma forma de pilotar diferente e teve de passar por um processo de adaptação. Mas poderá também ter sido afetado pelos índices de confiança, depois da grave lesão sofrida em 2023?

O melhor momento

O oitavo lugar em Sepang mostrou que Rins pode ser competitivo também na Yamaha – desde que as condições e o material estejam a funcionar bem. Ficou dois lugares atrás do colega, Fabio Quartararo, numa das prestações que teve mais perto do francês em 2024.

O pior momento

O pulso fraturado no GP dos Países Baixos foi o momento mais complicado para Rins. Uma lesão complicada que o afastou de duas rondas e, mais importante, pode ter tido algum impacto nos seus índices de confiança a meio da época.

Related

Casey Stoner e Marc Márquez – Dois génios de estilos distintos, segundo Hodgson: ‘Destruiu os colegas de equipa’

by Redação
Junho 4, 2025
0
Casey Stoner e Marc Márquez – Dois génios de estilos distintos, segundo Hodgson: ‘Destruiu os colegas de equipa’

Neil Hodgson, comentador e antigo piloto, partilhou a sua visão sobre dois dos nomes mais marcantes do MotoGP: Casey Stoner e Marc Márquez. Para Hodgson, ambos conseguiram impor-se...

Read moreDetails

Moto3 – Rueda imparável ruma a Aragão com vitória na mira

by Redação
Junho 4, 2025
0
Moto3 – Rueda imparável ruma a Aragão com vitória na mira

Quinta vitória da época isola o espanhol na frente do campeonato José Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo) atravessa um momento de forma soberbo em Moto3. A sua...

Read moreDetails

Franco Morbidelli espera dificuldades em Aragão: ‘O asfalto é um pouco complicado, não tem aderência’

by Redação
Junho 4, 2025
0
Franco Morbidelli espera dificuldades em Aragão: ‘O asfalto é um pouco complicado, não tem aderência’

photopsp_lukasz_swiderek

Read moreDetails

‘Pontos fracos’ da RC213C estão a ser alvo da atenção de Romano Albesiano que vê desde já ‘um nível decente’

by Redação
Junho 4, 2025
0
‘Pontos fracos’ da RC213C estão a ser alvo da atenção de Romano Albesiano que vê desde já ‘um nível decente’

PhotoPSP.com

Read moreDetails

Joan Mir quer ‘dar passo’ em frente com a Honda em Aragão: ‘Podemos ver que a moto está a um nível muito melhor este ano, por isso…’

by Redação
Junho 4, 2025
0
Joan Mir quer ‘dar passo’ em frente com a Honda em Aragão: ‘Podemos ver que a moto está a um nível muito melhor este ano, por isso…’

@photopsp_jacek_swiderek

Read moreDetails

Di Giannantonio quer brilhar em Aragão: ‘É uma pista muito técnica, mas este ano podemos enfrentá-la de uma forma melhor’

by Redação
Junho 4, 2025
0
Di Giannantonio quer brilhar em Aragão: ‘É uma pista muito técnica, mas este ano podemos enfrentá-la de uma forma melhor’

Fabio Di Giannantonio chega a MotorLand Aragão com confiança renovada após ter conquistado o seu primeiro pódio numa corrida Sprint com a Pertamina Enduro VR46 Racing Team em...

Read moreDetails
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Informação Legal
  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Tabelas de Publicidade

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Novidades – Actualidade
  • Desporto
  • Testes
  • Equipamento
  • Revista Motociclismo
  • Troféu Yamaha

© 2024 Motociclismo - All rights reserved Motociclismo.